Brócolis e os benefícios que ele proporciona


Conheça 6 benefícios proporcionados pelo brócolis.

BrócolisApós diversas pesquisas foi possível constatar que o brócolis é um alimento que retêm altas concentrações de nutrientes, tais como antioxidantes, vitamina A, vitamina C, cálcio, ácido fólico, e fibras, cada qual indispensável a um organismo plenamente saudável. Apenas para citar algumas melhorias que esse vegetal proporciona, pode-se mencionar que o fortalecimento do sistema imunológico, aprimoramento do intestino, e a proteção extra, concedida ao coração.
A seguir, conheça 6 benefícios propiciados pelo brócolis e que o tornam essencial no cardápio de todos.

Combate às células cancerígenas
O brócolis é um vegetal altamente concentrado em elementos antioxidantes, indispensáveis na batalha contra o desenvolvimento de variados tipos de câncer. No brócolis, os antioxidantes marcam presença na figura de carotenoides, sulforafano, flavonoides, e isotiocianatos. De uma forma geral, os antioxidantes contribuem para a extirpação de substâncias nocivas.
Particularmente no que tange ao sulforafano, esse antioxidante apresente um singular desempenho na eliminação de células cancerígenas. Isso porque ele é capaz de destruir apenas as células que tiveram seus códigos genéticos alterados, ou seja, não afeta ou prejudica as células normais que povoam o mesmo órgão afetado.

Fortalecimento do sistema imunológico
A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, também está presente na composição química do brócolis. De acordo com um estudo científico, essa substância tem um notável papel quanto às restrições da produção de um aminoácido denominado homocisteína. Ocorre que ao sair de controle, esse aminoácido se concentra na corrente sanguínea e eleva as chances do organismo ser acometido por doenças relacionadas ao coração.
Além disso, nunca é demais lembrar que o ácido fólico também desempenha outra uma ação extremamente importante, que é assegurar o desenvolvimento sadio do feto durante o período de gestação.

Proteção para os pulmões
O antioxidante sulforafano também aparece destacadamente nos pulmões, nos quais atuam como agentes purificadores, pois eliminam diversos tipos de bactérias estranhas ao órgão, resíduos, e, diminutas partículas de ar. Todos esses corpos adentram o organismo pelo ar e acabam indo diretamente para os pulmões.
Pessoas portadoras da DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, ou mesmo os fumantes, têm seus respectivos problemas agravados quando possuem baixa concentração de sulforafano. Em ambos os casos, a presença desse componente é fundamental a promoção de uma melhor qualidade de vida. É o que apontam estudos recentes conduzidos por uma universidade estadunidense.

Ajuda a evitar a gastrite
Em mais uma surpreendente aparição, o sulforafano também contribui para o pleno funcionamento intestinal, além de proteger o estômago. Conforme divulgado por uma revista científica, esse antioxidante ajuda a impedir a infestação e consequente infecção provocada pela bactéria Helicobacter pylori, responsável por infectar a mucosa do estômago e ocasionar gastrite, úlcera, e câncer estomacal.
Já o intestino é beneficiado através das fibras solúveis do vegetal, que ao se fixarem nas paredes do órgão colaboram para a prevenção da Doença de Chron, enfermidade que provoca vômito, súbito emagrecimento, e diarreia.

Ajuda a prevenir a artrite
Muito dolorosas, as dores inerentes à artrite podem se tornar crônicas. A artrite ocorre devido à ruptura da cartilagem que envolve e protege as articulações, a qual culmina em uma inflamação, que por sua vez se manifesta sob a forma de dor.
Segundo estudos efetuados pela Universidade inglesa East Angliaum, o sulforafano ajuda a minimizar o rompimento da cartilagem. Além disso, os pesquisadores britânicos ainda investigam a possibilidade de a substância conseguir impedir o desenvolvimento da artrite.

Estimula a saúde cerebral
Além de imprescindível durante a gravidez, o ácido fólico, presente em boa concentração no brócolis, também se destaca por ajudar o cérebro a não sofrer com o mal de Alzheimer, doença caracterizada por uma aguda e gradativa perda de memória.
Os pesquisadores ingleses da Universidade de Dundee também acreditam que o brócolis pode ser importante no combate a outras doenças degenerativas, podendo desacelerar o envelhecimento celular, e manter o bom funcionamento das funções cerebrais.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário