Conheças 8 benefícios que o iogurte pode trazer para a sua vida 1


Você conhece os benefícios que o iogurte pode trazer para a sua vida? Saiba mais agora!

Pote de iogurteOs benefícios do iogurte para o organismo são vários. Em sua versão desnatada, o alimento pode ainda ser ainda mais surpreendente. De acordo com um recente estudo científico de autoria da Universidade britânica de Cambridge e publicado em fevereiro de 2014 na revista especializada Diabetology, o consumo regular do iogurte desnatado entre os intervalos das refeições pode prestar uma valiosa contribuição em favor da prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Os resultados auferidos pela pesquisa foram embasados na participação de um grupo composto por 4.255 indivíduos. Segundo os dados apurados, após o consumo de diversos alimentos lácteos, o iogurte conseguiu apresentar uma redução de 47% nas chances de cada voluntário ser acometido pela doença.

Na sequência, conheça outros benefícios proporcionados pelo iogurte, considerado um dos derivados mais importantes do leite.

Fortalecimento dos ossos
De acordo com uma tabela divulgada pela Unifesp, cada 100 g de iogurte possui, aproximadamente, 121 mg de cálcio, nutriente primordial para se manter a boa saúde óssea. Neste ponto, é importante salientar que a presença do cálcio no organismo não deve ser priorizada apenas com o intuito de se prevenir doenças tipicamente da fase adulta, como a osteoporose. Afinal, a substância também é imprescindível para o fortalecimento e pleno desenvolvimento dos dentes das crianças.
Conforme posicionamento dos nutricionistas, todos devem começar a estocar cálcio no organismo desde cedo, pois após os 30 anos tem-se início a perda progressiva de massa óssea, condição mais acelerada no caso das mulheres.(VEJA SAÚDE DA MULHER).

Revigoramento do sistema imunológico (VEJA OS MELHORES ALIMENTOS PARA MELHORAR O SITEMA IMUNOLÓGICO).
Ingerir iogurte com frequência colabora para a proliferação das bactérias “do bem” – os probióticos – que habitam a flora intestinal. Além de ajudar na eliminação de corpos estranhos que surjam no organismo, essas bactérias também ampliam o poder de absorção de substâncias essenciais para o corpo, como as vitaminas e os minerais.

Proteção para o sistema nervoso
O cálcio, citado anteriormente, também desempenha um importante papel sobre as funções do sistema nervoso. Isso acontece porque o referido mineral está presente nos processos que envolvem as contrações dos músculos e na comunicação entre as células presentes no sistema nervoso central. Quando bem suprido de cálcio, os músculos tendem a apresentar uma melhor reação aos movimentos, uma vez que os impulsos necessários para sua execução são emitidos, justamente, pelos neurônios (células do sistema nervoso).

Alta concentração de vitaminas do complexo B
Importantes para tonificar os músculos, as vitaminas do complexo B também marcam presença nos processos inerentes ao metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Some-se a isso a produção de energia, síntese de neurotransmissores e a oxigenação das células, outras atividades igualmente relevantes e dependentes dessa variedade de vitamina para que fluam bem.

Aperfeiçoamento do fluxo do intestino (LEIA SOBRE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL e as CAUSAS DA PRISÃO DE VENTRE)
Talvez esse seja o benefício mais popular dos iogurtes, já que a ação positiva dos probióticos é amplamente divulgada pelos meios de comunicação. Com eles, o intestino passa a funcionar plenamente, evitando o desconforto causado pela prisão de ventre e quaisquer complicações que envolvam a digestão.

Contribui para o emagrecimento
Conforme dados levantados por pesquisadores estadunidenses, os voluntários obesos do estudo que consumiram três porções diárias de uma versão de iogurte desnatado apresentaram uma perda de peso muito mais significativa do que os demais. Em questão de números, eles conseguiram eliminar 61% a mais de gordura do que os outros participantes da pesquisa.
Ainda segundo os cientistas que conduziram os testes, o resultado comprova que as proteínas e o cálcio contidos no iogurte (e em outros alimentos similares) aceleram substancialmente o processo de emagrecimento.

Favorece o bem estar e o bom humor
Por fim, vale a pena registrar que, se o iogurte é fundamental para o bom funcionamento do intestino, este, por conseguinte, é responsável por mais de 92% da produção de serotonina, hormônio diretamente vinculado ao bem estar e ao humor.

Leia também:
Veja as diferenças entre o iogurte grego e iogurte natural
Aprenda a inserir lanches saudáveis e nutritivos na sua dieta
O iogurte é seu aliado na perda de peso
Aproveite oito benefícios do iogurte para a saúde
Ainda não consome iogurte natural? Deveria…


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Conheças 8 benefícios que o iogurte pode trazer para a sua vida