Veja os benefícios do treinamento funcional, o que é e como funciona?


Uma das atividades físicas que mais está atraindo pessoas de todas as faixas etárias é o treinamento funcional. Com movimentos variados, o exercício tem sido bastante procurado por aqueles que desejam manter a boa forma e levar uma vida mais saudável. É por esse motivo que hoje vou falar um pouquinho a respeito desse tipo de treino físico e tenho certeza de que você vai se interessar!

Treinamento funcional? Como assim?

Treinamento funcional - Equipamentos

Equipamentos para treinamento funcional

Deixe-me explicar do que se trata. Bem, esse é um esporte que, como citei no início do artigo, é indicado a todos, seja qual for a idade. No caso, o praticante exercita toda a musculatura corporal através de movimentos aeróbicos (principalmente), misturados a alguns anaeróbicos. Ex.: correr, pular, agachar com flexões, abdominais, etc.

O nome “treinamento funcional” é devido ao fato de você treinar utilizando as funções naturais (movimentos) do ser humano. Cada aula é diferente da outra, o que nunca te deixa entediado(a), mas sim, mais e mais animado(a) e bem disposto(a).

É, só de olhar a foto já dá vontade de começar a praticar agora mesmo, não é verdade?!

Benefícios do treinamento funcional

Um dos principais benefícios do treinamento funcional é a melhoria da saúde física e mental. A partir do instante em que você começa a se exercitar diariamente, todo seu corpo sentirá os efeitos dos exercícios praticados, correspondendo positivamente. Ao mesmo tempo, você vai se sentindo melhor mentalmente, de bem consigo mesmo(a) e com a autoestima cada vez mais elevada.

Dentre os benefícios do treinamento funcional, poderíamos citar os seguintes:

  • ganho de resistência
  • mais flexibilidade
  • maior equilíbrio
  • melhor condicionamento
  • ganho de definição
  • fortalecimento muscular
  • entre outros

Viu só? Eu lhe afirmo que você realmente só tem a ganhar em todos os sentidos com esse tipo de treino físico.

Duração das aulas, preço e equipamentos

Normalmente, cada aula de treinamento funcional dura por volta de 1h a 1h30 dependendo de onde você esteja praticando o esporte. O valor varia de acordo com a quantidade de dias que você realizará a atividade, ficando em torno de R$150 a R$220.

Em relação aos equipamentos utilizados, há uma grande variedade: camas elásticas (mini trampolins), cordas grossas e pesadas para movimentação dos braços, bola de pilates, halteres, entre outros. Confira a figura abaixo:

Musculação não seria melhor?

Essa é uma das dúvidas que o pessoal tem quando o assunto é treinamento funcional. Seria este mais efetivo do que a prática de musculação? Bom, indo direto ao ponto, sim e não, ou melhor, depende do seu objetivo.

A maioria dos que malham, busca o ganho de massa muscular, o que é adquirido com exercício anaeróbico e dieta hiperproteica. Portanto, se o seu intuito e prioridade é criar músculos, o mais recomendado é que você pratique musculação. Já os que querem ficar definidos ou emagrecer, por exemplo, treinos funcionais são os mais indicados.

E aí, gostou de saber a respeito do treinamento funcional? Então agora chega de teoria e “bora lá” fazer uma aula experimental! Depois volta aqui e conta o que você achou, ok?!

Grande abraço e até o próximo artigo!!

Ver também:
Zumba, conheça a dança com exercícios aeróbicos para queimar calorias
Tênis: Ótimo para eliminar gorduras e tonificar os músculos
Corrida para manter o peso ideal – Como efetuar corridas longas
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CONFEF


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário