Veja algumas razões para introduzir o painço no seu cardápio 1


PainçoAssim como o seu “coirmão”, o painço também é amarelo, embora possua forma mais arredondada que aquele. Pode ser que quem crie pássaros esteja mais familiarizado com o alimento, já que ele serve de refeição para esses animais. Entretanto, o referido cereal é muito indicado pelos nutricionistas devido aos benefícios agregados a ele, tais como a sua contribuição prestada à prevenção de doenças e o auxílio fornecido ao controle do peso.

Os especialistas orientam que o painço pode ser ingerido em sua versão de farinha, podendo ser uma grata surpresa nos pratos, nos sucos e nas receitas de bolos. Desse modo, a forma de inseri-lo na dieta é semelhante a outras farinhas como a proveniente da banana verde e a oriunda da linhaça.

O que é Painço?

O painço é uma espécie de milho, bastante conhecido, inclusive, como milho alvo. Na sequência, fique por dentro dos detalhes dos benefícios proporcionados pelo painço e descubra mais uma alternativa para investir em alimentos supersaudáveis.

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Benefícios do painço

Forte aliado a favor do emagrecimento

Excelente fonte de fibras, o painço é uma ótima variação a outros cereais igualmente rico em fibras, como a aveia e o centeio ou a sementes como a chia, por exemplo.
Como se sabe, as fibras criam condições bem peculiares para quem deseja perder os quilinhos extras, uma vez que estende a capacidade do organismo de se manter saciado por longos períodos. Logo, ao comer painço regularmente a sua vontade de alimentar a todo momento é reduzida para menos da metade.

Diabetes sob controle

As mesmas fibras citadas anteriormente possuem dupla função. Além de auxiliar o corpo no processo de perda de peso também são úteis para absorver o excesso de glicose presente no organismo. Os nutricionistas ainda mencionam um segundo nutriente muito eficaz durante o gerenciamento dos níveis de glicemia no sangue: o magnésio. Portanto, esse grãozinho amarelo pode melhorar bastante a qualidade de vida dos portadores de diabetes.

Coração fortalecido

Considerado um dos minerais mais difíceis de serem repostos, o magnésio volta à cena devido ao seu desempenho na redução do colesterol e no equilíbrio propiciado à pressão das artérias. Por tudo isso, esse mineral se torna vital para diminuir as chances de o coração vir a sofrer um infarto.
Porém, os especialistas recordam que essa circunstância protetora precisa ser acompanhada de perto por um ritmo de vida saudável.

Ossos mais resistentes

Ao lado do magnésio, o fósforo e o manganês são os elementos constituintes do painço que promovem a saúde dos ossos, deixando-os mais robustos. Enquanto o primeiro presta valoroso auxílio durante a absorção de cálcio pelo organismo, os outros dois atuam diretamente nos processos que culminam na completa formação da massa óssea. Isto é preponderante para que se evite o surgimento da osteoporose.

Um energético natural

Pessoas que estejam se sentindo desmedida e inexplicavelmente esgotadas devem, mais do que nunca, experimentar a adoção do painço na sua dieta. Altamente concentrado em fósforo e carboidratos, duas fontes básicas de energia, o alimento pode reverter qualquer quadro de puro desânimo – excluindo-se causas mais graves e doenças como a depressão, é claro.
Ao ingerir carboidratos, eles se decompõem em substâncias conhecidas como ATP. São elas que, então, concedem energia às células do corpo. O papel do fósforo é de destaque porque esse nutriente participa de forma insubstituível da formação das moléculas de ATP.

Retardamento do envelhecimento

Sim, o painço é mais um daqueles alimentos que detém ótimas concentrações de substâncias antioxidantes. Nunca é demais enfatizar que esses elementos são essenciais para combater a formação dos radicais livres, que atacam as células e causam danos irreversíveis. Com isso, o organismo tem grande parte de suas funções comprometidas, o que pode provocar o desenvolvimento de doenças fatais.


Sobre Galdino

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Ps.
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