Confira alguns benefícios do chocolate

Ao contrário do que pode parecer, o chocolate deve sim compor uma alimentação saudável. A justificativa para isso está apoiada em diversos benefícios que podem ser granjeados a partir do seu consumo. É claro que este deve ser feito em doses moderadas. Além disso, para produzir efeitos benéficos ao organismo, ao menos 70% de sua composição precisa ser preenchida por cacau. Por isso, é importante consultar o rótulo do produto a fim de se ter certeza sobre a sua eficácia. Essa constituição apresenta elevada concentração de antioxidantes, polifenóis e flavonoides.

Chocolate - Delicioso e muitosaudável Confira alguns benefícios do chocolate, devidamente amparados e embasados cientificamente.

Controle do stress
Um artigo científico publicado no Journal Of Proteome Research esclarece que o chocolate, desde que contenha as características acima mencionadas, diminui, significativamente, os índices da substância cortisol. Em excesso, esse hormônio é o principal responsável por causar desregulação da pressão do sangue, além de provocar inflamações nas células. Para evitar esses problemas, o recomendável é ingerir doses diárias de 30 gramas de chocolate.

Prevenção de inflamações
O instituto de ensino superior Universidade Católica da Itália corrobora o jornal científico citado no parágrafo anterior quanto aos processos inflamatórios que são suscitados no organismo. Em um estudo que contou com a participação de voluntários, aqueles que comeram chocolate amargo em intervalos regulares de 3 dias conseguiram diminuir a porcentagem de proteína C-reativa em 27%, uma das principais vilãs ocasionadoras de processos inflamatórios.

Bom para a pele
O mito de que o chocolate leva ao aparecimento de acnes e demais dermatoses é derrubado a cada dia. Dessa vez, quem contesta a teoria – infundada – é a Universidade de Laval, do Canadá. Segundo o instituto, além de não conter qualquer relação com problemas relacionados à pele, o consumo de chocolate pode atuar na proteção da epiderme quanto aos efeitos devastadores provenientes da elevada incidência solar. Essa espécie de película protetora natural é formada devido aos flavonoides, capazes de bloquear parte dos efeitos dos raios UV. No entanto, os pesquisadores alertam que isso não deve significar um abandono do filtro solar.

Coração saudável
Já a Universidade escocesa de Glasgow testou as consequências do consumo de chocolate em 5.000 pessoas. A pesquisa concluiu que, quem consumiu o alimento em períodos superiores a cinco dias da semana alcançou a incrível marca de ter 42% menos chances de ser surpreendido com alguma doença cardiovascular.
O australiano Instituto Nacional de Medicina Integrativa, situado na cidade de Melbourne, ratifica o resultado auferido pelos escoceses. Em seu estudo, que incluiu 856 pessoas, os cientistas afirmam que o chocolate conseguiu controlar a pressão arterial por meio do arrefecimento de, aproximadamente, 3 mmHg.

Excelente para a massa cinzenta
De acordo com a comunidade científica o bom chocolate possui lipídios considerados benévolos. Para comprovar a tese, um artigo divulgado na revista Neurology, especializada em pesquisas que visam desvendar o funcionamento do cérebro, relata que o chocolate age diretamente no aperfeiçoamento da memória e também aprimora as funções motoras.
Durante os testes conduzidos pelos cientistas, a pesquisa dividiu os voluntários em dois grupos. Enquanto os membros do primeiro grupo receberam duas doses de chocolate quente por dia durante 30 dias consecutivos, os integrantes do segundo grupo não ingeriram qualquer tipo de chocolate no mesmo período.
Para avaliar a influência do chocolate nas atividades cerebrais, os pesquisadores submeteram os voluntários do projeto a diversos exames de caráter cognitivo, ou seja, que envolvem a mescla de desafios correlacionados à memória, imaginação, raciocínio lógico, percepção e demais itens que integram o pleno desenvolvimento intelectual. Os resultados demonstraram um desempenho 30% superior dos participantes que consumiram chocolate em comparação aos demais. Através do estudo, também foi possível identificar uma melhora equivalente a 8% do fluxo sanguíneo em direção ao cérebro.

One thought on “Confira alguns benefícios do chocolate

  1. Pingback: Alimentos polêmicos que podem ser benéficos - Como Viver Melhor

Deixe seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE