Conheça os benefícios do chá mate para a saúde


O chá mais consumido pelos brasileiros desde sempre, o chá mate continua fazendo sucesso. A bebida é obtida a partir da essência extraída de uma erva chamada Ilex paraguariensis. Assim como costuma ocorrer com outras ervas destinadas a infusões ao redor do planeta, a planta da qual provém o chá mate possui um consumo secular, tendo seu aroma apreciado pelo povo espanhol já desde o século XVI.

Os principais benefícios do chá mate

Chá Mate e os benefícios para a saúdeVariedades de consumo
A planta que dá origem ao chá mate também fornece outras bebidas igualmente famosas e populares em terras sul-americanas, como o tererê (bebida muito apreciada nas regiões centro-oeste e sul do Brasil, e principalmente em solo paraguaio), e o chimarrão, bebida dona de um sabor vigoroso, extremamente denso, e amargo (muito consumido na região sul do Brasil, e em outros países, como o Paraguai, Uruguai, e a Argentina).

Os principais nutrientes fornecidos pelo chá mate
Dentre as ricas propriedades que compõem a estrutura do chá mate merecem menção os compostos fenólicos, as saponinas, os flavonoides, e as metilxantinas. As últimas são importantes porque ampliam o volume de gordura que é eliminado do organismo, além de aprimorarem os processos cognitivos e a resistência física quando o corpo é exposto a períodos de sono ou submetido a situações estressantes. Enquanto isso, os compostos fenólicos são poderosos agentes antioxidantes, e as saponinas atuam no bloqueio dos processos anti-inflamatórios.
As demais substâncias de destaque presentes na erva chá mate são a tiamina (vitamina B1), manganês, magnésio, potássio, e cálcio.

Mais benefícios do chá mate para a saúde

Redução dos índices de colesterol
O chá mate é extremamente rico em saponinas e em substâncias com elevado poder antioxidante. Essa combinação faz com que a concentração de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, seja significativamente reduzida. Isso é consequência do bloqueio que os citados elementos exercem sobre a absorção do LDL pelo intestino, além de impedirem que o fígado produza lipídeos.

Proteção do sistema cardiovascular
Segundo um estudo científico conduzido pela Universidade Federal de Santa Catarina, o chá mate ameniza o volume da hemoglobina glicada (HbA1c), o que traz benefícios diretos ao coração. Essa conclusão é sustentada por um instituto britânico, segundo o qual a redução da HbA1c é vital para diminuição das ocorrências de infartos.

Contribui para o emagrecimento
Por ser uma excelente fonte de teobromina e cafeína, o chá mate também é considerada uma bebida altamente termogênica. Logo, ela é altamente indicada para quem deseja perder peso, uma vez que os alimentos termogênicos aceleram os processos metabólicos, favorecendo queimas substanciais de gordura e calorias.

Ação antioxidante
Dotado de ótimos teores antioxidantes, o chá mate ajuda a retardar o envelhecimento das células e a evitar a ação nociva causada pelos radicais livres. Some-se a isso a valorosa colaboração dessas substâncias para controle do diabetes, taxas de colesterol na corrente sanguínea, e proteção gerada ao sistema cardiovascular.

Consumo adequado
A ingestão diária recomendada de chá mate é de 1 litro, algo equivalente a 15 saquinhos, ou aproximadamente 20 g de folhas da planta. O consumo deve ser realizado, preferencialmente, antes das refeições mais importantes do dia.
Cabe salientar que o tipo e cafeína constituinte do chá mate compromete a absorção de cálcio pelo organismo. Desse modo, caso a refeição em questão contenha alguma fonte desse mineral, como espinafre, sardinha, grão-de-bico, brócolis, ou qualquer laticínio (consumidos durante o café da manhã ou da tarde), é recomendado evitar a ingestão da bebida, substituindo-a nessas ocasiões.

Contraindicações quanto ao consumo de chá mate
Além da delicada questão sobre a interferência da cafeína na absorção de cálcio, algo que pode gerar graves complicações, como a osteoporose, a cafeína também pode ocasionar azia, ou fortes queimações gástricas, em pessoas extremamente sensíveis a ela. Assim, esses indivíduos não devem beber chá mate. A mesma cautela deve ser tomada por aqueles que apresentem algum nível de transtorno do sono, ou dificuldade para dormir, já que a cafeína do chá pode acarretar o desenvolvimento de uma grave insônia a longo prazo.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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