Veja os benefícios que as raízes podem trazer para a sua saúde


Sabemos que para resolver nossos problemas, precisamos encontrar onde está a raiz da situação. Por isso o blog SAÚDE EM ALTA selecionou três raízes que, sem dúvida alguma, irão te ajudar a perder peso e a obter qualidade de vida.

Por que as raízes são tão nutritivas?

Benefícios das raízes: beterraba, inhame e batata doce

Imagem cortesia de SOMMAI em FreeDigitalPhotos.net

Você já deve ter ouvido falar muito sobre os benefícios das raízes. Elas não são nutritivas por acaso. Folhas e frutas são ricas em nutrientes como sabemos. Elas absorvem inúmeros elementos da terra através do caule das plantas. As raízes são diferentes. Elas não se utilizam de intermediários para retirar a matéria orgânica do solo. Por estarem em contato direto com a terra, as raízes sugam diretamente os nutrientes em sua volta. São “esponjas” capazes de absorver elementos que serão essenciais à nossa saúde e bem-estar. Por isso elas são tão nutritivas.

Os benefícios da raízes para solucionar os seus problemas de saúde, veja os benefícios da beterraba, do inhame e da batata doce.

Os benefícios da beterraba

A beterraba é um “superalimento” que traz muitos benefícios para o nosso corpo. Vejamos quais são os principais:

Emagrecimento
A beterraba provoca uma perda natural de peso. Primeiro, por 100 gramas conterem apenas 40 calorias. Depois, a beterraba é livre de gordura, por isso não nos fornece a matéria prima necessária à formação dos pneuzinhos.
A perda de peso provocado pela beterraba também é consequência da grande quantidade de fibras, que auxiliam nos movimentos intestinais. A digestão funciona melhor, e por isso nossa silhueta fica mais esbelta.

Disposição
A beterraba é rica em ferro. O ferro acaba por favorecer a construção de mais glóbulos vermelhos e outros elementos sanguíneos, que ajudam no transporte de nutrientes, dentre os quais se destaca o próprio oxigênio.
A consequência disso é: redução da anemia, aumento de vigor físico, diminuição da fadiga e estímulo à regeneração dos tecidos.

Circulação
A beterraba estimula a vasodilatação, que é a abertura de vasos sanguíneos. Esse efeito favorece uma circulação mais livre de sangue por todos os órgãos de nosso corpo. Deste modo, a beterraba previne doenças circulatórias, melhora a memória e estimula até o ganho de massa muscular.

Os benefícios da batata doce

Um dos principais benefícios da batata doce é seu baixo índice glicêmico.

A batata doce é um alimento interessante pelo seguinte: por mais doce e rica em carboidratos que seja, ela não eleva tanto o índice glicêmico do nosso corpo. Diferente de outros doces que encontramos, a batata doce fornece carboidratos de alta qualidade, que são absorvidos sem provocar considerável ganho de massa gorda, os principais benefícios da batata doce são:

Fortalecimento do sistema imunológico
A batata doce é rica em vitamina A, e por isso garante a produção adequada de anticorpos. Comer batata doce é garantia de um sistema imunológico praticamente infalível.

Emagrecimento
Como foi dito, a batata doce possui carboidratos de boa qualidade, que nos fornecem energia, mas não tendem a se transformar em gordura.
Além disso, a batata doce é rica em fibras, o que nos dá saciedade. Assim evitamos comer outros alimentos mais engordativos.

Energia!
A batata doce fornece energia suficiente para que enfrentemos os nossos treinos. Quando damos ao nosso corpo quantidades adequadas de carboidratos, evitamos a perda de massa muscular durante os treinos mais duros. Por isso é recomendável se alimentar de batata doce antes de realizar atividades físicas mais intensas.

Veja mais alguns benefícios proporcionados pela batata do bem

Os benefícios do inhame

O inhame é considerado um dos alimentos mais ricos em termos nutritivos. Os seus principais efeitos são:

Benefícios múltiplos
O inhame é um depurativo sanguíneo, que combate radicais livres e melhora a circulação. Ele é um poderoso antibiótico, fortalece os ossos e melhora a digestão. Ao purificar o sangue, o inhame ainda fortalece o sistema imunológico, ajudando o nosso organismo a combater doenças de todos os tipos.

Reduz os sintomas da TPM
O inhame equilibra os hormônios femininos, sobretudo a progesterona. Assim, a mulher fica menos propensa a assimilar alguns dos principais sintomas da TPM, como a cólica e a irritação.

Emagrecimento
Os benefícios do inhame para a perda de peso são semelhantes aos da batata doce e aos da beterraba. O inhame tem carboidratos de baixo índice glicêmico. Além disso, é rico em fibras e dotado de poucas calorias por porção.

Veja também:
Veja alguns dos legumes mais saudáveis do mundo
Conheça os benefícios proporcionados pela batata yacon
Cereais e sementes que ajudam a emagrecer


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário