Veja alguns dos principais benefícios da vitamina C

As vitaminas são indispensáveis para o organismo, particularmente, a Vitamina C desempenha diversas funções vitais, evitando, por exemplo, o aparecimento de doenças graves como o escorbuto, que pode ocasionar dificuldades para a cicatrização de feridas, hemorragia nas gengivas e dores nas articulações. A seguir, conheça outros benefícios que podem ser obtidos através da vitamina C e a introduza no seu cardápio.

Benefícios da Vitamina C

Vitamina C: Veja alguns dos seus benefíciosDiminui os efeitos da gripe

Esse benefício é o mais clássico de todos e, sem dúvida, é amplamente conhecido pelas pessoas. Além de controlar o desenvolvimento da doença e reduzir os dias de sua atuação no organismo, a vitamina C evita que uma gripe se transforme em algo mais grave como a pneumonia, por exemplo. Toda a eficácia do nutriente está correlacionada à sua incrível atuação dentro do sistema imunológico, que se torna bem mais alerta e eficiente.

Reduz os efeitos do estresse

Mal de toda e qualquer sociedade moderna, em muitos casos o estresse pode levar o indivíduo a desenvolver complicações físicas devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Um estudo que contou com a participação de 120 voluntários comprovou a importância da vitamina C durante situações estressantes. Os voluntários se dividiram em dois grupos e foram submetidos a circunstâncias estressantes para muita gente: falar em público e tentar solucionar problemas matemáticos.
Enquanto o grupo que recebeu o nutriente por meio de um suplemento apresentou baixos níveis de estresse, o segundo teve um desempenho totalmente diverso. Segundo os especialistas, a diferença de comportamento se deve à ação da vitamina C, que interrompe a síntese de cortisol, principal responsável por causar a sensação de pavor, acelerar os batimentos cardíacos e, consequentemente, elevar a pressão nas artérias.

Retarda o envelhecimento da pele

Após a avaliação de mais de 4 mil mulheres que continham idades de 40 a 74 anos, um pesquisa científica concluiu que o consumo de vitamina C proporciona uma pele com menor incidência de rugas e menos ressecada.
A ação é resultado do ácido ascórbico, um poderoso antioxidante que contende os radicais livres e, por conseguinte, trás fôlego às células, que não sofrerão mais as ações do envelhecimento provocadas por aquelas substâncias. Além disso, os especialistas afirmam que o ácido ascórbico também clareia a pele.
Em virtude disso, não raro se vê a presença da vitamina C nas fórmulas de produtos como o filtro solar. Além das frutas, outros meios para obtenção do nutriente são os shakes, as gelatinas e as cápsulas contidas nos suplementos. No entanto, as vias naturais devem ser priorizadas sempre que possível.

Ajuda o organismo a absorver ferro

A vitamina C também é primordial durante o processo no qual o organismo absorve o ferro, sem o qual o corpo passa a correr risco de se tornar anêmico. Isso é possível devido ao poder antioxidante da vitamina C. É através dele que a estrutura química do ferro é remodelada para uma forma que é mais facilmente interpretada pelo organismo.

Diminui as possibilidades de derrames

Outra pesquisa registra que quando o organismo conta uma alta reserva de vitamina C, as chances de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) são minimizadas significativamente. Os voluntários que contribuíram para o estudo tiveram o risco de passar por um AVC reduzido em cerca de 42%.

Reduz a propagação de tumores

O periódico estadunidense Proceedings of the National Academy of Sciences pesquisou a ação da vitamina C sobre os tumores e constatou que o nutriente é capaz de minimizar a abrangência do mal. Segundo os cientistas do instituto, em alta concentração a vitamina C possui ação pró-oxidante ao invés da mais comum, a antioxidante, fato que, de acordo com a equipe, inibe ao alastramento dos tumores pelo organismo.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE