Saiba para que serve e veja os benefícios da ginástica laboral


A ginástica laboral é uma forma de manter a saúde dos trabalhadores de qualquer atividade através de exercícios físicos direcionados para suas próprias atividades e realizados durante o expediente de trabalho. É um tipo de ginástica que precisa ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física, para que os trabalhadores obtenham resultados.

Mulheres jovens praticando ginástica laboral

Imagem cortesia de Ambro em FreeDigitalPhotos.net

Fazer ginástica laboral auxilia quem trabalha numa atividade para evitar problemas físicos e mentais. Cada profissional dedica-se, durante o seu dia, a um tipo de atividade que força seu corpo e exige concentração. A exigência do mercado de trabalho, a produtividade necessária para a empresa, os cuidados que os profissionais precisam para não gerar erros ou incidentes, tudo leva a um estresse que pode ser combatido com a ginástica laboral.

Fazer ginástica laboral durante o expediente de trabalho, além de interromper por momentos as atividades, também evita o sedentarismo e ajuda a melhorar o desempenho dos trabalhadores, reduzindo riscos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e outros problemas provocados por trabalho contínuo, muitas vezes em posições desconfortáveis. A área de Recursos Humanos, atualmente, vê a ginástica laboral como um grande auxiliar para redução de afastamentos por doenças ou problemas físicos dos trabalhadores.

A ginástica laboral é realizada através de alongamentos, flexibilização das articulações, relaxamento muscular, em prática coletiva, onde predomina a descontração e a interação entre os trabalhadores de um grupo ou equipe. Sua atuação vai além do aspecto físico, agindo também psicologicamente, aumento do poder de concentração e criando motivação para os trabalhadores.

Como surgiu e os benefícios da ginástica laboral 

A ginástica laboral surgiu em 1925, na Polônia e, pelos resultados apresentados, logo foi adotada por outros países, principalmente pela redução de acidentes de trabalho e aumento da produtividade. Seu principal benefício está em motivar o ser humano que, atualmente, tornou-se apenas um operador de máquina, exercendo muitas vezes trabalhos exaustivos, repetitivos, que demandam atenção para que não ocorram acidentes.

Com essas particularidades do trabalho, os profissionais tornam-se mais integrados com a ginástica laboral, deixando por minutos de lado suas atividades e, por acontecer no meio do expediente, dentro do ambiente de trabalho, trazem momentos de descontração e relaxamento para o corpo e para a mente, tornando-se uma atividade indispensável.

A ginástica laboral, promovida dentro do ambiente de trabalho, consegue trazer muitos benefícios aos trabalhadores. Dentre os benefícios da ginástica laboral, podemos destacar:

  • Combate e prevenção às doenças profissionais;
  • Combate e prevenção ao sedentarismo, estresse, ansiedade e depressão;
  • Melhoria da flexibilidade, força, ritmo, coordenação, resistência e agilidade;
  • Melhoria da postura e da mobilidade;
  • Aumento da disposição e sensação de bem estar para o trabalho;
  • Redução da fadiga ao final da jornada de trabalho;
  • Melhoria da autoestima e da própria imagem;
  • Combate às tensões emocionais;
  • Melhoria da atenção e concentração para as atividades;
  • Melhoria do relacionamento social e do trabalho em equipe,
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Redução de custos com afastamento e substituição de pessoal;
  • Redução de afastamentos médicos, acidentes e lesões;
  • Melhoria da imagem da empresa junto a empregados e à comunidade.

Veja também:
Veja como emagrecer e fortalecer os músculos com a ginástica funcional
Veja alguns benefícios que o slackline proporciona
Ginástica facial para se ver mais jovem


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário