Veja como os benefícios da farinha de coco vão muito além do emagrecimento 1


Quem pensa ou já pensou em perder peso já deve ter ouvido algo a respeito dos benefícios proporcionados pelo óleo de coco, considerado um grande aliado na batalha contra o excesso de peso. Mas, além do óleo, a farinha produzida a partir dessa fruta também pode desempenhar um importante papel durante esse período. Natural, a farinha de coco apresenta baixíssimos índices de gordura, uma vez que esta é extraída para formação do óleo. A seguir, saiba mais sobre os benefícios da farinha de coco, conheça os agradáveis efeitos propiciados por esse alimento e ganhe mais uma alternativa para emagrecer com saúde.

Benefícios da farinha de coco

Farinha de cocoAmplia a saciedade

De acordo com testes realizados por nutrólogos brasileiros, a farinha de coco é composta por cerca de 70% de fibras. Essa concentração elevada é capaz de deixar a digestão extremamente lenta, o que amplia o intervalo em que uma determinada pessoa consegue se manter sem sofrer qualquer sinal de fome. Logo, a tendência é que o indivíduo coma mais por necessidade do que por impulso, regra de ouro para aqueles que anseiam por um corpo mais enxuto e saudável.

Não possui glúten

Pessoas portadoras da doença celíaca fazem uma seleção rigorosa dos seus alimentos, pois detêm intolerância ao glúten, substância sempre presente na farinha de trigo. Por essa razão, faz-se necessário a busca por farinhas alternativas como a farinha de coco, que pode ser usada normalmente em diversas receitas de tortas, bolos e pães.

Ajuda no gerenciamento do diabetes

Conforme estudo científico conduzido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Instituto de Pesquisa sobre Alimentos e Nutrição filipino, o índice de glicemia dos alimentos é reduzido quando estes estão acompanhados da farinha de coco. Essa ocorre em consequência das fibras pertencidas na farinha. Elas fazem com que seja liberada uma pequena quantidade de sangue na corrente sanguínea. Assim, os níveis de glicose ficam estabilizados e o diabetes é mantido sob controle. Inclusive, vale frisar que esse efeito também é válido para aqueles alimentos que já possuem a característica de terem índices glicêmicos elevados.

O intestino funciona melhor

Como já acontece com outras variedades alimentares que contêm fibra, a farinha de coco também é muito útil para melhorar o trânsito intestinal, tornando o sistema mais fluido devido à proliferação de bactérias extremamente benéficas ao intestino.

Sistema imunológico mais resistente

Um intestino que possui todas as suas funções sendo desempenhadas sem entraves e de modo contínuo faz com que o sistema imunológico se torne muito mais eficiente e alerta às possíveis invasões de micro-organismos estranhos ao corpo humano. O desenvolvimento da flora intestinal e a presença das fibras na farinha de coco faz com que sejam produzidos triglicérides de cadeia média e ácidos graxos de cadeia curta. Esta dupla é a responsável por deixar o sistema de defesa tão ativo.

Colesterol sob controle

O Instituto de Pesquisas filipino citado há pouco também reconheceu que a farinha de coco colabora para a diminuição dos níveis de triglicérides e de LDL, o colesterol “ruim”. Quando a flora intestinal não funciona como deveria, parte do colesterol que é produzido pelo fígado para digestão de gorduras acaba sendo deslocada para a corrente sanguínea. Como a farinha de coco melhora a flora do intestino, de certa forma, mesmo que indireta, essa farinha impede que grandes quantidades de colesterol vão para no fluxo sanguíneo.

Metabolismo mais intenso

De acordo com os nutricionistas, quando ingerida todos os dias, a farinha de coco deixa os processos metabólicos muito mais rápidos, melhorando a porcentagem de calorias que é eliminada e, por conseguinte, possibilitando um emagrecimento mais eficaz. Essa ação está diretamente ligada à produção de triglicérides, que por sua vez estimulam a tireoide, grande responsável pelo desempenho do metabolismo.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja como os benefícios da farinha de coco vão muito além do emagrecimento