Saiba mais sobre os benefícios da aveia e como acrescentá-la ao cardápio


benefícios da aveiaIntegrante da lista dos melhores cereais para emagrecer, a aveia é um dos alimentos mais consagrados na mesa de pessoas do mundo inteiro. A versatilidade desse cereal faz com que seja simples ingeri-lo não apenas no café da manhã, mas em qualquer horário do dia.
Extremamente concentrada em fibras, é uma das melhores alternativas para promover o fluxo do intestino, além de aprimorar o funcionamento do sistema cardiovascular, atuando como agente protetor do organismo. Com o consumo de aveia, o metabolismo também se torna mais rápido, um os fatores favoráveis a quem deseja perder os incômodos quilos extras.A seguir, saiba um pouco mais a respeito dos benefícios da aveia para a dieta, além de algumas sugestões de consumo.

Benefícios da aveia

Ajuda a emagrecer
Depois de introduzir a aveia na dieta e consumi-la regularmente, o indivíduo perceberá que o fluxo intestinal será outro, bem mais fluido. Mas, além disso, o cereal também contribui para a perda de peso, uma vez que ele é rico em fibras. Isso faz com que seja digerido lentamente, ampliando a sensação de saciedade por muito mais tempo. Com isso, a vontade de comer novamente será adiada.

Amiga do coração
Dentre os muitos benefícios da aveia para saúde, esse cereal previne o desenvolvimento de doenças vinculadas ao coração. Essa proteção consiste no fato das fibras contidas no alimento evitarem o acúmulo de placas de gordura nas laterais das artérias, mantendo-as plenamente saudáveis.
No entanto, para que esse importante benefício aconteça, o consumo de aveia deve ser realizado de modo regular.

No café da manhã
Embora possa ser consumida em qualquer momento do dia, é no café da manhã que esse cereal se consagra, já que se trata do horário preferencial de consumo para a maioria das pessoas.
Nessa refeição, a aveia pode ser consumida de diversas formas. Assim, ela pode incrementar iogurtes, ser misturada ao leite, simplesmente cobrir algumas frutas, ou tudo isso ao mesmo tempo.

Mingau
Outra maneira de consumir aveia pela manhã é através de um delicioso mingau. No entanto, deve-se ter atenção com relação à receita, que costuma conter quantidades exorbitantes de açúcares e gorduras. Pensando nisso, os nutricionistas recomendam utilizar duas versões da aveia: flocos, ou o farelo.
Complete a receita do mingau priorizando o uso de uma versão de leite que seja desnatada, troque o açúcar refinado branco pelo mascavo, ou ainda prefira adicionar mel como componente substituto. Para dar o toque final ao prato, vale a pena acrescentar pedaços de banana e uma pitada de canela, alimento termogênico e que ajuda a acelerar os processos metabólicos.

Farinha ou farelo em substituição à farinha de trigo
Uma das grandes utilidades da aveia é usá-la sob a forma de farinha, substituindo a tradicional farinha de trigo. Além de conceder um aroma especial às mais diversas receitas, essa farinha traz o triplo de saciedade propiciada pela farinha de trigo, ajudando a inibir o apetite. Existem diversas receitas nas quais a farinha cai muito bem.

A concentração superior de fibras detidas pelo farelo de aveia o torna ideal para preparar panquecas, tortas, pães, massas, e quaisquer outras receitas tradicionais nas quais se indica a farinha de trigo. O mais interessante é que na hora de trocar as farinhas, a proporção é direta, ou seja, 1 xícara de farinha de trigo equivale a 1 xícara de farelo/farinha de aveia.
Porém, é importante ressaltar que a farinha desse cereal acaba tendo o glúten agregado durante o processo de produção. Portanto, ainda não é uma opção válida para os celíacos. Nestes casos, deve-se adotar outras farinhas, como a de amora, totalmente sem glúten.

Leia também:
Conheça as características e os benefícios da aveia – aqui
O cereal que regula o intestino – aqui
Receita de Bolo de banana com aveia – aqui


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário