Conheça os benefícios proporcionados pela batata yacon


Dotada de uma textura macia e de um aroma doce, a batata yacon é típica da região dos Andes, situada na América do Sul. Embora o aspecto dessa espécie de batata seja similar ao de uma batata doce, o sabor está mais próximo de uma fruta: a pera.

De acordo com os nutrólogos, a ingestão diária indicada para a batata yacon são ultrapassar três unidades. Esse cuidado visa não extrapolar a quantidade diária recomendada para o consumo de carboidratos.
Por conter uma série de vantagens, como a de ajudar a gerenciar o diabetes, a batata yacon já é um dos ingredientes essenciais da mesa de muitos brasileiros. A seguir, conheça os principais benefícios da batata yacon que o farão se tornar mais um adepto desse tubérculo oriental.

Contém poucas calorias
Embora contenha uma boa dose de carboidratos, o tipo pertencente à batata yacon contém quantidades inferiores de calorias se comparado ao carboidrato simples. Para fins ilustrativos, considere que 100 g de uma batata inglesa, por exemplo, possui cerca de 50 cal, enquanto que a mesma quantidade de batata yacon contém 30 cal, aproximadamente.
Os nutricionistas explicam que esse detalhe se deve à elevada concentração de água presente na batata yacon, o que, consequentemente, reduz a taxa de calorias.

Promove o fluxo intestinal
Em um estudo científico conduzido pela Universidade Estadual de Campinas, foi comprovado que a batata yacon é uma ótima fonte de uma substância denominada inulina. Trata-se de uma variante de carboidrato altamente nutritiva para as bactérias que habitam o intestino devido ao elevado poder de fermentação que ela possui. A conclusão da pesquisa foi que o consumo regular da batata yacon fomenta a proliferação de bactérias que são benéficas para o organismo e que habitam o intestino em larga escala. Com isso, o órgão tem uma sensível melhora no desempenho de suas funções, diminuindo as ocorrências de constipações intestinais (prisões de ventre), por exemplo.

Amplia a sensação de saciedade
Como o carboidrato constituinte da batata yacon possui uma digestão extremamente lenta, isso faz com que o alimento estenda o período no qual o organismo tende a se sentir saciado. Segundo os especialistas, essa batata retarda a quebra das moléculas de glicose, ampliando o tempo para que elas sejam liberadas na corrente sanguínea.
Para obter esse benefício, o ideal, de acordo com os nutricionistas, é que o indivíduo prepare um suco com alguma fruta, adicione 3 pedaços da batata yacon, e consuma a bebida no intervalo entre as principais refeições (café da manhã, almoço, e jantar). Essa medida irá potencializar o efeito inibidor do apetite, além de contar com as oportunas vitaminas e demais nutrientes propiciados pela fruta escolhida.

Gerencia os níveis de colesterol
Esse benefício é obtido devido ao aprimoramento que a batata yacon fornece à flora intestinal. Uma vez que a flora intestinal passa a executar todas as suas funções de forma ordenada e correta, ela passa a evitar que quantidades extras de bile (colesterol produzido pelo fígado e incumbido de digerir moléculas de gordura) sejam liberadas na corrente sanguínea, impedindo que o sangue fique com taxas elevadas de colesterol.

Fortalece as defesas do organismo
Outra vantagem de se ter uma flora intestinal operando a pleno vapor é a ajuda que ela proporciona quanto às defesas do organismo. Dessa forma, a flora intestinal passa a eliminar com maior eficácia uma série de substâncias nocivas ao organismo (a salmonela é um ótimo exemplo).

Excelente fonte de potássio
Um dos nutrientes fornecidos em doses generosas pela batata yacon é o potássio, elemento mais do que essencial na reconstituição das massas musculares, além de auxiliar no gerenciamento da pressão existente nas artérias – condição básica para a manutenção da saúde do coração.
A batata yacon é excelente para aumentar a absorção de potássio e, por conseguinte, o desempenho durante a realização de treinamento muscular. Entretanto, os nutricionistas enfatizam que o tubérculo possui índices super-reduzidos de glicose (fonte energética). Portanto, nestes casos o consumo da bata yacon deve estar atrelado a uma fonte alimentar rica em carboidrato.

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Sobre Galdino

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