Veja alguns benefícios proporcionados pela batata doce, a batata do bem 3


A BATATA DO BEM – Descubra como a batata doce pode ser sua aliada em uma dieta saudável
{Veja algumas opções auxiliares para dietas}

Batata doceHá alguns anos a batata doce só era vista em doces e outros pratos típicos do Norte e Nordeste do Brasil. E quando muito, estava presente nas mesas de comemorações das festas juninas. Mas isso tem mudado cada vez mais. Ingrediente recorrente nas refeições de atletas e pessoas que desejam turbinar a dieta e estimular a produção de massa magra. A batata doce, ainda sofre alguns preconceitos em relação ao mito que a ronda – aquele que diz que “se é batata, não coma”! Mas estudos comprovaram que é um dos tubérculos que possui mais nutrientes na natureza. Além de alto grau de fibras, é rico ainda em fósforo e cálcio.

Variedades
Dependendo da região onde mora, você encontrará diferentes tipos deste “coringa das dietas” – há a batata doce avermelhada, a amarela, a roxa, a terra nova (ou angola) e a branca. Os sabores e texturas se diferem por alguns detalhes, mas os benefícios são os mesmos. Essa batata ajuda a controlar o colesterol e o diabetes e ainda, por ser bastante fibrosa, contribui para o bom funcionamento do intestino. Ela é mais calórica que a batata que estamos acostumados a ver em nossas mesas, a batata Baroa. Porém, a batata doce ajuda sim a emagrecer!

Benefícios da batata doce

O segredo

O segredo está em seu baixo índice glicêmico, que faz com que a energia dos alimentos seja digerida mais lentamente, evitando o que chamamos de “picos de insulina”, que são altas proporções de açúcares no sangue após a ingestão de algum alimento. Isso faz com que nosso corpo acumule menos gordura e ainda mantenha sua saciedade por mais tempo.

Os poderes do tubérculo.

A batata doce possui vitaminas do complexo B (importante para o sistema nervoso), vitamina A (colabora para a saúde dos olhos, cabelos e pele e além de ser antioxidante, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico), vitaminas C e E (ambas colaboram para a inibição do envelhecimento precoce e para a prevenção de câncer).

Para o coração

Quando o assunto é o coração, a batata doce também persiste no trabalho. Ela combate o colesterol nocivo (LDL) e os triglicérides. Como consequência, o sistema cardiovascular ganha proteção prolongada. Já no intestino grosso, no momento da digestão pelas bactérias probióticas, suas fibras ajudam a evitar prisão de ventre e outras doenças que podem acometer o órgão, como hemorroidas e câncer do cólon.

Adaptação da dieta

Agora que você já conhece todos esses benefícios da batata doce, seria bom entender um pouco mais sobre como introduzi-la no cardápio diário. Como é fonte de carboidrato, pode ser combinada com uma proteína, carne ou ovos, e salada. Seu aproveitamento em nosso corpo é otimizado se consumida entre 1 e 2 horas antes de fazer exercícios físicos ou ainda, durante o dia. Em uma dieta de baixas calorias, não é aconselhável ingeri-la no período noturno.

Nota para a Dieta: Cada 100g de batata doce possui em média 116 calorias – sendo que 1,16g são de proteínas, 30,10g são de carboidratos e 0,32g são compostos por lipídios.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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