Banana – Fruta comum, barata e nutritiva 1


 A banana é das frutas mais acessíveis e comuns que possuímos e apesar dos mitos que ela carrega, é um dos alimentos mais importantes de diversos povos e comunidades. E o principal motivo para isso é o seu alto valor nutricional! Sim, ela faz muito bem à saúde e, como tudo, se consumida com moderação e equilíbrio, não engorda e ainda pode ser uma grande aliada em sua dieta!
Existem mais de 30 tipos dessa fruta em todo o mundo. Mas todas elas possuem uma infinidade de vitaminas, aminoácidos, minerais, como por exemplo: fósforo, triptofano, sódio, cloro, magnésio, silício, enxofre, cálcio, potássio, ácido fólico, vitamina C, A, B1, B2, B5. Como já sabemos, estes componentes variam conforme o tipo, mas se você estiver procurando, por exemplo, elevar a quantidade de vitamina C em sua dieta, você deve apostar na banana prata, que possui cerca de 17,3 mg da vitamina a cada 100g da fruta.

Então vamos entender um pouco mais sobre os reais benefícios que podem causar todos estes nutrientes presentes na banana.
  • É comum vermos atletas indicando a fruta como um aliado importante no combate às câimbras musculares. Isso não é mito, é verdade! O magnésio presente na fruta ajuda na melhoria das contrações musculares. Mas outro ponto positivo é que além disso, ele é eficaz em diversos outros processos biológicos. Então a dica é – pode ser bastante interessante levar uma banana como lanche pré- treino. Além de te dar energia, vai aumentar seu rendimento e deixa-lo longe das câimbras.
  • As vitaminas do complexo B que a banana possui, auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso.
  • O triptofano presente na banana, é um aminoácido importantíssimo para nosso sistema nervoso, também. Ele é precursor da serotonina em nosso cérebro, que por sua vez, está ligada à regulação do humor e do sono!
  • O ferro que possui, auxilia na melhoria de casos de anemia.
  • A banana é rica em fibras, ou seja, ajuda e muito no bom funcionamento intestinal. Ainda mais por estar, na maioria das vezes, relacionada com a ingestão de combinações como aveia com mel e banana, linhaça e banana, granola e banana. Mas como sabemos, as fibras além da importantíssima função de regular o trato intestinal, também tem papel primordial na limpeza do colesterol “ruim” em organismo.
  • Ajuda a saciar a fome! Sim, isso se deve à sua composição nutricional.
  • A banana, além de tudo mantém os níveis de açúcar elevados no sangue, mecanismo que estimula a disposição física e mental!
  • Um dos motivos para este estoque de energia, é o fato de possuir 3 tipos de açúcares – a frutose, a glicose e a sacarose.

Diante disso, ainda fica a dúvida se a banana pode mesmo engordar?

Como toda fruta, a banana possui açúcar e se ingerida em grande quantidade, pode sim contribuir para o ganho de peso. Mas ingerida com equilíbrio ela tende apenas a colaborar com sua dieta e desempenho físico e mental! Além de prática, de fácil transporte e barata, é uma ótima aliada nos intervalos entre as refeições, quando muitas vezes é difícil ingerir alimentos muito calóricos e não processados.

Dica preciosa: Se o gosto da banana não te agrada, uma alternativa que está cada vez mais em alta hoje em dia é fazer uso da Biomassa de Banana Verde. O produto nada mais é do que bananas verdes cozidas e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.
A grande diferença é que quando cozida, o preparo de bananas produz quantidade significativa de amidos, podendo portanto ser substituto de farinhas comuns na preparação de bolos, pães, diversos tipos de doces, molhos, vitaminas e sucos.
E o mais importante, para alguns, a Biomassa de Banana Verde não apresenta gosto algum e ainda preserva todos as propriedade nutricionais da banana fresca!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Banana – Fruta comum, barata e nutritiva