Tudo o que você precisa saber sobre a artrite


A artrite é um termo médico utilizado para categorizar um grupo de lesões e inflamações nas articulações, sendo que para tais patologias existem diversas causas e fatores. Para compreender bem o que é a Artrite é preciso conhecer o conceito médico de reumatismo, que nada mais é do que um termo designado para generalizar uma série de doenças que envolvem os músculos, as articulações e o esqueleto.

Artrite: lesões e inflamações nas articulaçõesIsso significa que a artrite é também um reumatismo e, assim sendo, ela é estudada por médicos especializados na ortopedia, traumatologia e reumatologia. Normalmente a inflamação das articulações estão associadas a causas genéticas, ocupacionais, ou seja, relativa aos hábitos e ocupações rotineiras das pessoas e também relacionada com eventos externos.

Só para dimensionar, saiba que existem mais de cem tipos de inflamação das articulações e elas são mais incidentes em determinados públicos, gêneros e também com relação à faixa etária e ocupações.

Fatores de risco que podem levar à artrite

Existem diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento dos mais variados tipos de inflamação das articulações. Trabalhos repetitivos são capazes de causar o desgaste articular ao longo dos anos, assim como carregar ou levantar excesso de peso também favorece o desenvolvimento da patologia. Com o passar dos anos a idade avançada também se transforma em um fator de risco, assim como esportes muito violentos, radicais e que se utilizem demasiadamente da força muscular e articular.

Alguns artistas que usam e treinam em demasia as articulações também correm o risco de desenvolver artrite, assim como trabalhos que usam muita força, doenças musculares, ósseas, imunológicas e lesões prévias nas articulações.

Se você se identificou com alguns desses fatores de risco deve redobrar a atenção com a sua saúde muscular e das articulações, a fim de evitar o surgimento de algum tipo de inflamação.

Os tipos mais comuns de artrite

Uma vez sabendo que existem muitos subgêneros de inflamação das articulações, é importante conhecer alguns dos principais tipos dessa categoria de doenças. É imprescindível procurar um médico caso você se identifique com os sintomas à seguir, pois, somente o profissional será capaz e avaliar o caso e realizar o diagnóstico correto.

  • Artrite reumatoide
  • Osteoartrite
  • Artrite gotosa
  • Artrite piogênica aguda
  • Artrite séptica
  • Artrite psoriática
  • Existem também as causadas por infecções
  • Espondilite anquilosante

Os sintomas comuns

Normalmente pacientes que estão com algum tipo de inflamação apresentam dores e inchaços nas articulações, além de uma diminuição na capacidade de movimentos que usam dessas mesmas articulações. Não obstante, também há a rigidez, a sensação de queimação na articulação e também vermelhidão.

As formas de tratamento

Varia muito conforme a causa e o tipo de inflamação que o paciente apresenta. Normalmente há o uso de medicação analgésica e anti-inflamatória para aliviarem a dor e combaterem as inflamações recorrentes da patologia.

A fisioterapia também é indicada, além do repouso, descanso adequado e alimentação equilibrada. Em alguns casos há a necessidade de realização de cirurgias. Tudo irá depender do quadro clínico e do tipo de artrite que o paciente apresenta.

Como prevenir a artrite

Para prevenir a artrite é importantíssimo que você beba água regularmente, além de alongar-se diariamente de modo adequado. Isso irá preparar seu corpo e articulações para a execução dos movimentos cotidianos. Ter descanso adequado também é fundamental, além da alimentação saudável, cuidados para evitar lesões, deslocamentos e também praticar atividades físicas regulares.

É preciso ter em mente que muitos casos de artrite são desenvolvidos ao longo dos anos e a má postura pode favorecer. Sendo assim, preocupe-se com a sua postura, mantenha bom equilíbrio corporal, força muscular e resistência física, pois isso poupa as articulações do desgaste excessivo.

Medicina preventiva é a melhor forma de lidar com qualquer tipo de patologia clínica. E o mesmo vale para essa tão infame doença!


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário