Alternativas naturais para reposição hormonal


Com níveis flutuantes de estrogênio e progesterona durante a menopausa, as mulheres experimentam vários sintomas desagradáveis, tais como: ondas de calor, insônia, depressão, dor no peito, e alterações de humor. Existe tratamento para aumentar os níveis hormonais naturais do organismo, no entanto, muitas mulheres rejeitam o tratamento de reposição hormonal por medo dos riscos associados a ele. Porém, tanto os riscos associados ao tratamento convencional quanto os problemas  da menopausa podem ser minimizados com algumas alternativas naturais para reposição hormonal. 

Alternativas naturais para reposição hormonal

Veja a seguir como remediar os efeitos da menopausa repondo hormônios, sem correr o risco de desenvolver outros problemas associados ao tratamento. Conheça alguns remédios naturais que podem ajudar a lidar com os efeitos da menopausa. Apenas certifique-se de consultar seu médico antes de começar a tomar quaisquer suplementos ou ervas.

Alternativas naturais para reposição hormonal.

Acteia ou erva-de-são-cristóvão

De nome científico Cimicifuga racemosa, esta planta é uma das soluções naturais, há mais tempo estudadas, para combater ondas de calor em mulheres que não querem recorrer à reposição hormonal através de remédios.

A acteia pertence à família de plantas chamada de Ranunculaceae, e tem sido utilizada há séculos. Pode ser tomada de muitas formas: em cápsulas, comprimidos, ou chá.

Além de combater os calorões ela também age como antidepressivo, o que a torna uma alternativa natural não só para as mulheres que precisam repor hormônios, mas também para outras pessoas.

Ginseng

O ginseng é uma erva utilizada pelos chineses, coreanos e povos nativos da América há mais de 5.000 anos, devido aos benefícios terapêuticos que traz à saúde.

Ele pode ser usado para tratar os sintomas de fadiga, ansiedade e estresse ocasionados pela menopausa, pois é considerado um “normalizador” e um “energizante”.

Você pode encontrar o ginseng em diferentes formas, incluindo chá, pó, e extrato.

Chá da folha de amora

Outra alternativa muito popular e que se mostra bastante aceita entre as mulheres, é o chá da folha de amora. Estudos feitos por pesquisadores do Japão comprovaram que essa alternativa natural de reposição hormonal não é algo apenas da sabedoria popular.

Os estudos feitos pelos orientais mostraram que além de ser benéfica para o tratamento da menopausa, ela também tem outros benefícios como:

  • Tratamento para Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Regulação do intestino;
  • Osteoporose;
  • Osteoporose;
  • Obesidades e outros distúrbios da saúde.

Brócolis também auxilia na reposição hormonal 

Como já foi dito na semana passada em O que você precisa saber sobre Reposição Hormonal, o tratamento de reposição hormonal pode levar ao câncer de mama. E além disso, os níveis desregulados de hormônios durante a menopausa faz das mulheres, nessa fase, perfeitas candidatas à doença.

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve chinesa, couve de Bruxelas e repolho contêm uma substância chamada indol-3-carbinol a qual é metabolizada no organismo para produzir outra substancia de nome ainda mais complicado: diindolylmethane (DIM).

Ambas as substâncias ajudam a modular estrogênios e têm mostrado possuir alguns efeitos anticancerígenos, em particular do câncer de mama.

Veja também – Brócolis e os benefícios que ele proporciona

Inclua fitoestrógenos em sua dieta

Encontrados em alimentos como: soja, semente de linhaça, semente de girassol, broto de feijão e leguminosas como feijão, grão-de-bico e ervilha, os fitoestrógenos são substâncias naturais que podem ajudar equilibrar seus hormônios naturalmente.

Respire fundo

Somado às alternativas naturais que apresentamos acima, estudos clínicos mostram que exercícios aeróbicos, praticados duas vezes por dia, pode ajudar a diminuir as ondas de calor e suores noturnos, bem como melhorar a sensação de bem-estar da mulher.

Além disso, aprender algumas técnicas de meditação é algo que ajuda a diminuir os hormônios do estresse e permite que o corpo funcione de forma mais eficiente.

Leve um estilo de vida que inclua uma dieta saudável, atividade física e gestão do stress, procure sempre o apoio de profissionais e entes queridos. Será é um excelente começo para quem precisará de reposição hormonal, seja ela natural ou sintética.


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário