Alimentos que aceleram o metabolismo, os chamados alimentos termogênicos 1


A ingestão de alimentos termogênicos é preponderante para que o organismo consiga eliminar o excesso de calorias de maneira mais eficiente. Isso acontece porque esses alimentos faz com que o corpo consuma mais energia em um tempo mais reduzido ao qual ele está acostumado. Essa aceleração metabólica é diferente para cada indivíduo. Portanto, o consumo dos alimentos que serão exibidos a seguir deve ser realizado, preferencialmente, através do acompanhamento de um nutricionista.

Alimentos termogênicos

alimentos que aceleram o metabolismo, os chamados alimentos termogênicos.

Imagem cortesia de jk1991 em FreeDigitalPhotos.net

Conheça alguns alimentos que aceleram o metabolismo.

A pimenta

Fonte extremamente intensa da substância denominada capsaicina, a pimenta de coloração vermelha é especialista na desintegração de gorduras presentes no tecido adiposo. E nem é necessário um elevado consumo. Segundo os nutricionistas, 3 a 4 gramas diários são suficientes para que o metabolismo fique, aproximadamente, 15% mais veloz.

A canela

Com sua elevada concentração de cálcio, a canela é dos componentes mais importantes para as pessoas que visam ter um emagrecimento. Isso se deve à contribuição do cálcio no chamado metabolismo basal, equivalente à dose de energia diária utilizada pelo organismo. O interessante é que, em sua forma em pó, a canela pode ser usada tanto em receitas doces quanto em salgadas.

O chá verde

Esse tipo de chá é importante para o uso da gordura corporal, além de ser uma grande fonte de energia e um componente que colabora para aumentar a velocidade dos processos inerentes ao metabolismo. Para que você consiga obter os benefícios termogênicos do chá verde, o recomendado pelos nutricionistas é a ingestão de 4 xícaras do líquido ao longo do dia.

O gengibre 

Com enorme destaque entre os principais alimentos termogênicos, o gengibre, conforme os especialistas, ajuda a queimar 10% mais calorias – considerando os níveis diários. Seu uso bem diversificado permite que seja utilizado de várias formas. Além do tradicional chá, o uso do gengibre é aconselhado para incrementar molhos de tomate, condimentar aves, peixes e carne vermelha, além de conceder um sabor especial às sopas.

O guaraná em pó

Devido à densa concentração de cafeína, o guaraná em pó é dos principais componentes usados para acelerar o metabolismo. Isso se deve ao fato de a substância mencionada incitar o sistema nervoso central, que por sua vez leva ao aumento da velocidade dos processos metabólicos. O guaraná em pó pode ser encontrado nas formas de cápsula, podendo ser consumido através do preparo de vitaminas à base de leite e adicionado a sucos naturais. O importante é não consumir a substância após as 17 horas para que esta não acabe prejudicando o sono.

O ômega 3 – Se desejar, pode comprar AQUI

Mais um importante composto para revigorar o organismo e elevar o metabolismo basal, o consumo de ômega 3 merece atenção, pois uma ingestão regular traz outros benefícios ao organismo como a melhora na intercomunicação celular e diminuição dos agrupamentos de líquidos em regiões específicas do corpo. Para que tudo isso, realmente, produza o efeito desejado, o ideal é que o consumo de ômega 3 seja realizado 3 vezes por semana. A substância é encontrada em peixes como o salmão, o atum e a sardinha, além de também estar presente nas sementes de chia e linhaça, na couve-flor e na couve de Bruxelas.

O óleo de coco virgem

Extremamente rico nos ácidos monolauril e láurico, o óleo de coco virgem produz uma grande contribuição para a perda de calorias. Além disso, segundo os especialistas, esse óleo colabora para a redução dos índices de triglicérides, provoca a diminuição do LDL, o chamado colesterol “ruim” e ainda previne processos inflamatórios que possam vir a ocorrer nas células. De acordo com os nutricionistas, para que se alcance o efeito proposto, o consumo deve ser de 4 colheres de sopa ao longo do dia. Todavia, quem já segue alguma dieta rigorosa quanto à ingestão de gordura deve ter mais cautela com esse que é um dos mais fortes da lista de alimentos termogênicos, e começar com cerca de meia colher de sopa durante um dia inteiro.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Alimentos que aceleram o metabolismo, os chamados alimentos termogênicos