Alimentos saudáveis que atrapalham a dieta 2


Atenção com alimentos ricos em nutrientes, uma vez que, comidos em demasia também podem atrapalhar a dieta.

Alimentos saudáveis que atrapalham a dietaQuando se inicia uma dieta é essencial ter força de vontade para levá-la até ao fim e conseguir resultados surpreendentes. É frequente adquirir-se novos hábitos alimentares ao seguirmos um regime mais saudável para o nosso organismo, ingerindo comidas mais benéficas para a saúde e deixando de lado açúcares e gorduras. No entanto, deve ter-se em atenção esses alimentos ricos em nutrientes, uma vez que comidos em demasia também podem atrapalhar a dieta que estamos seguindo, e por consequência, poderá não ser tão bem sucedida.

Muitas vezes ao fazer uma dieta cometemos o erro de ingerir alguns produtos ditos saudáveis, que são ricos em vitaminas, minerais e fibra, em demasiadas porções sem pensar também nas calorias e gordura que esses alimentos contêm. Produtos como as frutas e hortaliças são excelentes fontes de nutrientes essenciais para o sucesso de uma boa dieta, no entanto, apenas deve consumir entre 3 a 5 peças de fruta por dia, tendo sempre em atenção quais as frutas se ingere, uma vez que algumas delas como a banana, a manga e o abacate contêm bastantes calorias, e 4 a 5 porções de hortaliça.

Quando se inicia uma dieta deve-se ter um cuidado especial com os alimentos light e diet, especialmente as frutas secas, a granola e as castanhas, que embora sejam uma excelente fonte de vitaminas e de energia, também contém bastante açúcar e gordura. Deve portanto, ingerir cerca de 25 gramas diariamente. A hora do lanche é propícia para consumir as famosas barras de cereais, no entanto deve ter em atenção a quantidade que se come, uma vez que cada barra contém cerca de 100 calorias, principalmente se a cobertura for de chocolate. Portanto, a dose diária que se recomenda é de uma unidade deste alimento.

Um elemento essencial para o nosso organismo em qualquer altura da vida é o abundante consumo de líquidos, em especial de água, que hidrata, desintoxica e limpa o organismo contribuindo para um melhor funcionamento dos nossos órgãos vitais. O mercado comercial tem apostado fortemente nesta área, principalmente em águas com aditivos e adoçantes, e devido a este fato, deve-se estar atento á frequência com que consome estes produtos, para que não se torne exagerado. Deve também ter uma especial atenção aos refrigerantes light, diet ou zero, uma vez que, embora apresentem menos calorias, contêm mais adoçantes, o que pode ser prejudicial, pois provoca um maior desejo dos doces. Além dos adoçantes presentes nestas bebidas, existe também uma maior concentração de sódio, que pode ser um problema grave para as pessoas hipertensas.

É impensável iniciar uma dieta sem pensar no uso das saladas, uma vez que contém geralmente variados alimentos bastante saudáveis, no entanto, deve ter-se em conta os temperos e acompanhamentos que se utilizam nas saladas, na medida em que, podem ser bastante calóricos promovendo assim o aumento de peso. Se é fã de saladas, opte por um prato com folhas de alface, tomate, e pepino, acompanhado com molho de iogurte desnatado. Pode também juntar peito de frango ou peixe grelhado.

Nos nossos cozinhados devemos substituir o óleo pelo azeite, na medida em que este condimento beneficia em grande parte o nosso organismo, contendo as chamadas gorduras “positivas” e contribuem também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. No entanto, devemos ter em mente que basta uma porção de azeite para depositar cerca de 120 calorias no nosso corpo, e por isso, é essencial consumi-lo moderadamente.
Estes são apenas alguns alimentos bastante favoráveis ao nosso organismo, mas que, ingeridos em excesso poderão prejudicar a dieta a que estamos submetidos. Torna-se portanto fundamental fazer um bom planeamento dos itens a consumir, bem como as suas quantidades diárias.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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2 pensamentos em “Alimentos saudáveis que atrapalham a dieta

  • ClaraSol

    Olá Galdino! E um bom dia maravilhoso a te amigo.
    Concordo com você que tem que ter disciplina para fazer dieta,pois não é fácil.E claro que não é por que seja saudável que devemos comer em grande proporções, tudo que é demais acaba por consumir mais calorias, se come em pequenas poções, o retorno se ver na balança. Texto excelente o qual escrevestes, li e aprovo com louvor.
    Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério de cada um. Abraços sempre.
    ClaraSol.

    • Galdino Autor do post

      Obrigado Clara.
      Seja sempre muito bem vinda, sinta-se à vontade para comentar, criticar ou mesmo sugerir algo no nosso blog.

      Abraços.
      Galdino