Alimentos ricos em magnésio: Características e benefícios


Poucas pessoas estão realmente cientes da importância do magnésio para a nossa saúde. Esse mineral é fundamental para praticamente todas as funções e tecidos do corpo, fortalece o sistema imunológico, combate as infecções associadas a determinados tipos de câncer, melhora a saúde do coração podendo inclusive eliminar o risco de um ataque cardíaco. Consumir alimentos ricos em magnésio é uma obrigação de todos!

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que a ingestão elevada de alimentos ricos em magnésio todos os dias pode reduzir em até 33% o risco de desenvolver o diabetes. As pesquisas também mostraram que esse mineral ajuda a combater as enxaquecas e a depressão.

Mas os benefícios não param por aí. O magnésio garante que os nossos nervos se comuniquem corretamente, ajuda na manutenção da temperatura corporal, realiza tarefas importantíssimas como a desintoxicação, nos fornecem energia, fortalecem os ossos e os dentes além de outros.

Todos nós deveríamos saber quais são os alimentos ricos em magnésio, bem como os problemas decorrentes da falta dele, dada a importância desse mineral.

Deficiência de magnésio

A deficiência de magnésio é praticamente subdiagnosticada, já que o mesmo não aparece nos exames de sangue. Apenas 1% do magnésio em seu organismo é armazenado no sangue, grande parte do que resta fica nos ossos.

Alguns dos principais problemas de saúde relacionados a deficiência de magnésio incluem:

  • Desiquilíbrio hormonal;
  • Fibromialgia;
  • Problemas cardíacos;
  • Diabetes tipo 2;
  • Osteoporose;
  • Constipação;
  • Dores de cabeça;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Fadiga crônica.

As causas mais comuns de deficiência em magnésio são:

  • O baixo consumo diário de legumes e vegetais;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Uma alimentação rica em açúcar;
  • A utilização prescrita de medicamentos como os antibióticos e os diuréticos.

Agora que você já sabe os problemas que pode ter pela falta desse minério no organismo, veja alguns dos alimentos ricos em magnésio.

Alimentos ricos em magnésio

Alimentos ricos em magnésio - AbacateAbacate

Carregado de vitaminas, nutrientes saudáveis para o coração e compostos combatentes de diversas doenças, os abacates também estão entre os alimentos ricos em magnésio.

Se você comer um abacate de tamanho médio por dia, você está ingerindo de 15 a 20% da quantidade diária de magnésio recomendada para o nosso organismo.

Alimentos ricos em magnésio - Folhas verdesFolhas verdes (escuras)

No mundo da nutrição, as folhas verdes escuras desempenham um papel essencial para bom funcionamento do organismo, oferecendo vitaminas e minerais essenciais, bem como uma série de benefícios para a saúde.

Exemplos de folhas verdes ricas em magnésio incluem o espinafre, a couve e a acelga. Esses alimentos são ligados a benefícios como:

  • Aumento da imunidade;
  • Combate às infecções;
  • Fortalecimento dos ossos, dentes e tendões;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Auxilio na perda de peso;
  • Melhora das funções cerebrais;
  • Redução dos níveis de colesterol;
  • Controle do diabetes.

Alimentos ricos em magnésio - SementesSementes

Apenas meia xícara de sementes de abóbora fornece quase 100% da necessidade diária de magnésio.

Outras sementes ricas em magnésio são as amêndoas, as sementes de girassol, a castanha do Brasil, a castanha de caju, as nozes e a semente de linhaça.

Alimentos ricos em magnésio - BananasBananas

As bananas são mais conhecidas por ser ricas em potássio. Seus benefícios incluem a prevenção de problemas cardíacos, o fortalecimento dos ossos e a melhora da saúde muscular.

No entanto, uma banana de tamanho médio fornece 32 miligramas de magnésio, juntamente com a vitamina C e as fibras. Com apenas 100 calorias, essa é uma fruta que deveria ser consumida todos os dias.

Alimentos ricos em magnésio - Chocolate amargoChocolate amargo

Como se você precisasse se alguma razão para comer chocolate. Enfim, os chocolates amargos são ótimas fontes de magnésio. Uma barra pequena dessas gostosuras fornece cerca de 25% do valor diário de magnésio, com apenas 145 calorias.

Além disso, esse tipo de chocolate tem propriedades antioxidantes que pode ajudar no controle da pressão arterial e na saúde do coração. Mas só para reforçar, esses chocolates são praticamente puros, sem adição de açúcar.

Alimentos ricos em magnésio - PeixesPeixes

Os peixes também integram a lista dos alimentos ricos em magnésio. Além de ótimas fontes de vitamina D e ácidos graxos como o ômega-3, os peixes a exemplo da cavala, do salmão do linguado e do atum irão adicionar boas quantidade de magnésio para o seu menu.

É fundamental que você consuma quantidades diárias desse valioso mineral. Agora você já sabe quais são alguns dos alimentos ricos em magnésio, se eles normalmente não fazem parte da sua alimentação, encontre um jeito.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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