9 Alimentos que protegem seus olhos : melhore sua visão através da alimentação


Que os olhos são órgãos fundamentais em nosso corpo todo mundo já sabe e que o sentido da visão é essencial para uma vida de total independência, é um fato indiscutível.

Oxidação e inflamação dos olhos

visãoUm fato lastimável é que mais de 25 milhões de pessoas no mundo são afetadas por problemas na visão, seja por degeneração macular relacionada à idade ou pela catarata, que, segundo especialistas, é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 55 anos de idade.

Estas doenças são frequentemente causadas pela oxidação e inflamação dos olhos, mas uma pesquisa recente verificou que os alimentos ricos em dois nutrientes (luteína e zeaxantina) podem reduzir o risco de doenças crônicas nos olhos. Outros estudos descobriram que uma dieta rica em vitaminas C e E, beta caroteno, zinco e ômega-3, também pode prevenir doenças oculares relacionadas à idade.

Melhorando a visão através da alimentação

Para quem não sabe, a luteína e a zeaxantina são dois carotenoides presentes em alimentos alaranjados e em verduras de folhas escuras. Eles têm a capacidade de proteger a visão como os óculos escuros, evitando a cegueira por degeneração macular.

A seguir, você conhecerá 9 entre as principais fontes alimentares que deve incluir em sua dieta para melhorar a acuidade visual.

9 alimentos que protegem seus olhos

Couve

Rica em antioxidantes e vitaminas que combatem câncer, a couve também é uma boa fonte de beta caroteno e está no topo da lista dos alimentos que combinam luteína e zeaxantina. Uma xícara da verdura contém 23,8 mg de luteína e zeaxantina. Coma a couve refogada ou na salada. O suco de couve com laranja, cenoura e beterraba, ou com limão e um galho de salsa, também são formas muito saborosas de consumir a verdura.

Milho

Não se trata apenas de ser saboroso, o milho também contém luteína e zeaxantina. Uma pesquisa da revista Journal of Agricultural Food and Chemistry descobriu que cozinhar este vegetal aumenta a quantidade de luteína e os níveis de antioxidantes por porção. Existem diversos pratos deliciosos como mingau de milho verde, milho refogado, pamonha e muitas outras formas de prepará-lo para aproveitar todo o seu sabor.

Espinafre

Uma xícara de espinafre possui 20,4 mg dos saudáveis nutrientes para a visão, luteína e zeaxantina. Adicione o espinafre a sanduíches, crepes, omeletes, massas como canelone e rondelli. Use e abuse da salada de espinafre, ou faça ele em meio a sucos detox.

Nota: Cozinhar as verduras ajuda o corpo a absorver melhor a luteína.

Brócolis

Este vegetal é rico em fibras e em vitamina C, além de conter os nutrientes amigos da visão: beta caroteno, luteína e a zeaxantina. Adicione brócolis a saladas cozidas, omeletes, faça-o no forno com creme de leite e queijo, com molhos ou massas.

Ovos

Uma das maneiras mais saudáveis de começar o dia é acrescentando ovos ao seu café da manhã. Eles são ricos em proteínas e também contribuem para a saúde da sua visão, com a luteína, vitamina E e ômega 3, além de outros nutrientes e vitaminas.

Laranja

Um grande e refrescante copo de suco de laranja acompanhado de um sanduíche é uma ótima ideia, não é mesmo? E esta saborosa fruta cítrica é ricas em vitamina C, que pode ajudar a melhorar a saúde do seu tecido ocular e, consequentemente, sua visão. No olho, a vitamina C pode ajudar a metabolizar outros antioxidantes importantes, como a vitamina E.

Peixe

Salmão, atum, sardinha e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a proteger a visão contra doenças como: olhos secos, degeneração macular e até mesmo catarata.

Grãos integrais

Uma dieta contendo alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Castanhas

Pistache, nozes, amêndoas e outras castanhas, são ricas em ácidos graxos ômega-3 e vitamina E, que aumentam a saúde da visão.

Além dos alimentos que foram citados neste texto, existem diversos outros que podem ajudar a melhorar sua visão. No entanto, é ideal que você se consulte com um oftalmologista regularmente para garantir a saúde dos seus olhos.

Somado a isso, existem muitas doenças do corpo que podem ser diagnosticadas através dos olhos e uma opinião profissional é muito importante.

Gostou? Então cadastre seu e-mail aqui abaixo e receba nosso conteúdo com dicas para cuidar da sua saúde!


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.

Deixe seu comentário