Veja 7 alimentos que ajudam a reduzir os sintomas de doenças causadas por vírus 1


alimentos para combater as doenças causadas por vírusInfecções causadas por vírus são doenças altamente contagiosas e desagradáveis, quase todas elas deixam o doente muito abatido. Alguns exemplos de doenças virais incluem os resfriados comuns, a influenza H1N1 e o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

A Ingestão de determinados alimentos pode ajudar a reduzir os sintomas de doenças virais e evitar suas complicações.  No entanto, as recomendações nutricionais podem variar, dependendo do tipo de vírus que você tenha contraído.

É importante ressaltar que alimentos não têm a capacidade de curar doenças causadas por vírus, mas manter uma boa nutrição enquanto estiver doente pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Alimentos para combater vírus

  1. Alho

Não, não é o cheiro do alho que afugenta os vírus que lhe fizeram ficar doente. O alho possui uma substância chamada  alicina, seu principal componente ativo. Ela é responsável por suas propriedades antimicrobianas.

Estudos científicos têm mostrado que pessoas que tomam suplementos a base de alho têm menos complicações em casos de resfriados. Esses estudos também provaram que, além disso, o alho ajuda na flora intestinal, livrando o corpo de toxinas, bactérias e vírus.

Mas segundo os pesquisadores, o melhor é ingerir o alimento natural pois os componentes ativos estão mais bio disponíveis do que em comprimidos feitos a base de alho.

  1. Carne vermelha

Se você quiser aumentar sua imunidade, a ingestão moderada de carne pode ajudar. Apesar de ser uma vilã para o colesterol, a carne é uma boa fonte de zinco e muito importante para o desenvolvimento dos glóbulos brancos, as células que defendem o seu corpo contra vírus.

Uma pesquisa mostrou que a deficiência de zinco diminui a resposta imune de uma pessoa. Além disso, proteína extra de carne bovina ajuda o corpo na construção de anticorpos para combater infecção viral.

  1. Batata Doce também pode combater vírus!

Apesar da batata doce não ser considerada um alimento tradicional de combate a vírus, ela é uma grande fonte de vitamina A. Essa vitamina desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde das mucosas. Isso inclui o nariz e o trato gastrointestinal, bem como a pele.

Você pode pensar que a pele não faça parte de seu sistema imunológico, mas ela ajuda a manter as infecções virais fora do corpo, pois é sua primeira linha de defesa contra microrganismos.

  1. Açafrão

Uma das especiarias mais recentemente a serem coroadas como superalimento, o açafrão ou cúrcuma é um pó amarelo rico em vitaminas e frequentemente usado em pratos à base de frango.

É rico em antioxidantes e considerado um anti-inflamatório natural. O uso diário pode ajudar a livrar o corpo de toxinas. Pesquisas sugerem que pessoas que consomem açafrão são menos suscetíveis a resfriados, tosse e congestão. Veja outros benefícios do açafrão

  1. Verduras de cor verde escura

Verduras de folhas verde escura, como espinafre, couve, acelga e rúcula, além de possuir ferro, também são grandes fontes de vitamina C.

A ingestão consistentemente em quantidades adequadas de vitamina C, pode reduzir a duração de uma doença causada por vírus.

Lembre-se, quanto mais verde escuro for, maior o teor de nutrientes.

  1. Salmão

Salmão é rico em vitamina D e este nutriente é fundamental para combater doenças causadas por vírus como gripes e resfriados. Um estudo mostrou que pessoas com níveis saudáveis de vitamina D sofrem menos de infecções do trato respiratório.

Seja salmão grelhado ou outros alimentos ricos em vitamina D, como leite, conservas de atum, sardinha em lata e gemas de ovos, eles podem ajudar muito no combate a infecções causadas por vírus.

  1. Sopa de Galinha

Sua mãe estava certa. Você deve comer a sopa de galinha quando está doente. Este elixir milenar combina muitos elementos que ajudam a acelerar a sua recuperação.

O caldo quente não só acalma a garganta, mas ajuda você a manter-se hidratado também. Líquidos quentes, como sopa, aumentam a temperatura do seu corpo e vias aéreas, soltando secreções mucosas.

Além disso, quando você cozinha o frango, ele libera o aminoácido cisteína, que se assemelha a um medicamento usado para tratar a bronquite.

Quando se toma sopa de galinha, por sua alta concentração de proteínas e vegetais, é como se você estivesse dando ao seu corpo uma super vitamina.

Embora esses alimentos sejam uma boa estratégia de combate a doenças causadas por vírus, você também precisa prestar atenção à sua dieta em geral. Uma dieta saudável pode aumentar a função imunológica e suas chances de se curar de infecções virais.

No próximo sábado falaremos sobre: reposição hormonal


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja 7 alimentos que ajudam a reduzir os sintomas de doenças causadas por vírus