Alimentos e nutrientes ideais para fortalecer os dentes 4


Sem dúvida, manter uma boa higiene bucal é essencial para evitar futuros problemas relacionados aos dentes ou à gengiva. No entanto, com uma atuação decisiva e marcante em diversas partes do corpo humano, a alimentação também deve ser levada em consideração quando se trata da saúde bucal. Isso ocorre porque existem, sim, determinados grupos de alimentos que agem em prol da manutenção da saúde oral. Assim, o sorriso perfeito só existe quando todos esses elementos entram em sintonia. E não se trata de incluir alimentos exóticos ou desconhecidos à dieta.
A seguir, confira uma lista com os principais alimentos e respectivos nutrientes que farão a diferença no fortalecimento dos dentes e na busca de uma boca cada vez mais saudável.

Alimentos e nutrientes ideais para fortalecer os dentes

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Fortalecendo os dentes 

Veja os alimentos e nutrientes ideais para fortalecer os dentes e a gengiva.

A vitamina C
Em excesso, aqueles alimentos profundamente ácidos e com elevada concentração de vitamina C acabam enfraquecendo o esmalte natural dos dentes, deixando-os porosos. Entretanto, na medida certa esse nutriente se torna substancial para evitar os constantes sangramentos da gengiva, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças periodontais, perda de massa óssea e, consequentemente, dos dentes.

O Cálcio
Os laticínios são importantes devido à elevada concentração de cálcio, nutriente mais do que fundamental para fortalecer os dentes. Porém, é preciso salientar que nem só leite e derivados detêm cálcio, uma vez que ele também pode ser encontrado nos vegetais verdes, como couve, brócolis, espinafre, além de outros alimentos, como linhaça, aveia, e chia. Como todos esses alimentos agregam conjuntos distintos de nutrientes, o ideal é realizar uma mescla inteligente entre todos eles para que o organismo não sinta falta e nem fique sobrecarregado quanto a determinadas substâncias.

As fibras
Comer alimentos fibrosos é pertinente porque eles atuam como agentes de limpeza dos dentes, o que colabora para evitar o acúmulo de placa bacteriana, principal responsável pelo aparecimento de cáries, além de ser o ponto de partida para o surgimento de várias doenças periodontais. Some-se a isso o fato de determinadas frutas, como pera e maçã, ajudarem a satisfazer a vontade que algumas pessoas sentem em relação aos alimentos açucarados, já que elas costumam ser bem adocicadas.

A vitamina D (VITAMINA D EM CÁPSULAS)
Sem a vitamina D, a missão do organismo em absorver fósforo e cálcio se torna bem complicada. Para se ter uma ideia, esse nutriente faz com que as aborções de fósforo e cálcio sejam 80% e 40% mais eficientes, respectivamente. Além disso, é a vitamina D a grande responsável por fixar o cálcio em toda a estrutura dentária constituída pelas arcadas dentárias.

Consumo de alimentos crus
Segundo os nutricionistas, quaisquer alimentos crus contribuem para o enrijecimento das arcadas dentárias na medida em que exigem uma certa pressão da mandíbula e maxilar para que sejam deglutidos. Esse processo contínuo acaba por desenvolver uma força sobre os ossos que oferecem todo o suporte aos dentes.
Além dos alimentos, quaisquer outros que reproduzam o mesmo efeito também são válidos, como a carne vermelha.

Os chicletes
Quando não possuem açúcar em sua composição, os chicletes podem se tornar extremamente úteis. Isso se deve ao aumento da formação de saliva — principal consequência (na boca) provocada pelo hábito de mascar chicletes –, que ajuda a manter a boa higiene dentária. Os dentistas ressaltam que, se possível, deve-se consumir chicletes que contenham xilitol, substância que proporciona proteção extra aos dentes. Assim, para ter certeza sobre o uso desse composto, basta analisar as informações contidas no rótulo do produto.

A água
Ingerir água é importante devido ao fato de ela ajudar a eliminar detritos que possam ter se depositado ao redor dos dentes. Além disso, esse precioso líquido também contribui para excluir resquícios de alimentos e bebidas ácidas ou doces.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


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