20 dicas de alimentação saudável para melhorar a saúde e emagrecer


Muitas pessoas buscam em uma alimentação saudável a maneira de emagrecer sem riscos à saúde. O problema é que por mais que desejem manter essa rotina, muitas não sabem por onde começar. Pensando nisso, hoje vamos ajudar um pouco mais a todos que buscam melhorar a alimentação e, de quebra emagrecer.

Alimentação saudávelLembre-se a manter uma alimentação saudável é a melhor maneira para quem quer emagrecer sem colocar em risco a própria saúde. Quando entramos em uma alta restrição alimentar, nosso corpo não entende o que está acontecendo e pode reagir ao contrário do que esperamos. Como forma de defesa, nosso organismo retém a gordura do nosso corpo para se preparar para esses períodos sem comer, já que o cérebro entende que não receberá alimentos por um período, isso acaba tornando o processo de emagrecer muito mais lento e difícil.

20 dicas de alimentação saudável:

  1. O primeiro passo é exatamente evitar o que foi citado acima, esqueça as dietas malucas e milagrosas.
  2. Não siga dietas que se baseiam em um único tipo de alimento ou nutriente, lembre-se que nosso corpo necessita um equilíbrio dos grupos alimentares.
  3. Mantenha refeições regulares e coma pelo menos de 3 em 3 horas.
  4. Não “belisque” entre as refeições.
  5. Sempre que possível, evite alimentos gordurosos, fritos ou congelados.
  6. Sempre leve com você uma barrinha de cereal ou bolacha integral.
  7. Consuma alimentos ligths.
  8. Não cometa excessos, se você está com vontade de comer um doce, coma! Mas lembre-se de comer apenas uma pequena porção.
  9. Tome pelo menos um copo de água 30 minutos antes das refeições, existem estudos que comprovam que essa prática ajuda no processo de emagrecimento.
  10. Evite bebidas gasosas.
  11. Dê preferencia para os sucos naturais.
  12. Tome pelo menos 2 litros de água por dia.
  13. Coma legumes, verduras e frutas todos os dias.
  14. Prefira carnes menos calóricas como peixe, peito de frango, peru e patinho.
  15. Prefira alimentos desnatados.
  16. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
  17. Na sobremesa coma frutas, procure evitar sorvete, chantilly e doces.
  18. Quando for fazer compras evite ir com fome, isso dará mais tentação de comer balas e salgadinhos no supermercado.
  19. Faça exercícios regularmente.
  20. Não abuse do sal.

Para facilitar um pouco mais, sugerimos cardápios simples e fáceis de preparar que podem ser seguidos normalmente por uma semana, confira:

Café da manhã:
Opção 1: 1 copo de iogurte light + 1 torrada integral.
Opção 2: 1 fatia de pão integral + 1 copo de vitamina de frutas sem açúcar.
Opção 3: 1 bolacha de trigo + 1 xíc. (chá) de cappuccino.
Opção 4: 1 pão de queijo + 1 xíc. (chá) de limão sem açúcar.

Lanche da manhã:
Opção 1: 1 maçã
Opção 2: 1 bolacha integral de água e sal + 1 xíc. de cappuccino com adoçante.
Opção 3: 1 fatia de pão integral + 300 ml de suco de abacaxi com hortelã.
Opção 4: 1 fatia de pão integral + tangerina.

Almoço:
Opção 1: 1 col. (sopa) de brócolis cozido + 2 col. (sopa) arroz integral + salada de tomate, alface e agrião temperado no azeite e sal + 1 filé de peixe grelhado + 1 col. (sopa) de grão-de-bico.
Opção 2: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de peixe grelhado + 2 col. (sopa) de espinafre no vapor + salada de agrião à vontade.
Opção 3: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 col. (sopa) de carne moída magra + 1 concha de feijão+ salada de agrião temperada com 1 fio de azeite.
Opção 4: 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 omelete sem óleo com recheio de cenoura, agrião e ricota + 1 concha de feijão.

Lanche da tarde:
Opção 1: 1 damasco.
Opção 2: 1 fatia de abacaxi.
Opção 3: 1 barra de cereal.
Opção 4: 1 goiaba.

Jantar:
Opção 1: 1 prato de salada de tomate, agrião e cenoura + 1 concha de feijão + 1 filé de frango grelhado com orégano.
Opção 2: 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 col. (sopa) de purê de mandioquinha +1 omelete sem óleo com recheio de ricota, agrião e rúcula.
Opção 3: 1 prato de salada de tomate e agrião temperada no azeite + 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de salmão grelhado + 1 col. (sopa) de espinafre cozido.
Opção 4: 1 prato de salada de alface, agrião e pepino temperado no azeite + 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de peixe grelhado + 1 col. (sopa) de milho com ervilha.

Ceia: lanche noturno
Opção 1: 300 ml de suco de morango.
Opção 2: 1 maçã.
Opção 3: 1 cacho de uva.
Opção 4: 2 castanhas do Pará.
Essas são algumas dicas simples e fundamentais para todos que desejam manter uma alimentação saudável e perder peso sem colocar em risco o bem estar e a saúde.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário