Veja nossas dicas para uma alimentação saudável durante a gravidez 1


Uma alimentação bem balanceada é importante para todos, mas uma alimentação saudável durante a gravidez é primordial, tanto para a mãe quanto para o bebê, pois esta é uma das principais fases da vida do ser humano que está prestes a habitar o planeta. Por conta disso, a seleção do que deve ou não ser ingerido, precisa ser realizada com cautela e atenção.

alimentação saudável durante a gravidezBasicamente, as mulheres gestantes precisam acrescentar cerca de 300 calorias na conta do total que era consumido antes de iniciar a gestação do bebê. As circunstâncias não ajudam muito em relação a isso e muitas vezes as mulheres grávidas não conseguem se alimentar adequadamente devido a constantes crises de náuseas.

O que caracteriza uma alimentação saudável durante a gravidez?

Veja também:
Perder peso na gravidez sem prejudicar a saúde do bebê
8 passos para fazer a dieta pós-parto

Alguns hábitos alimentares durante a gravidez
Com o intuito de se conseguir todos os nutrientes possíveis, durante o dia a gestante deve ingerir de 6 a 11 porções de pão ou cereal, ao menos 4 porções de legumes, o mesmo para os alimentos derivados do leite, 3 porções de proteínas presentes na carne vermelha, no peixe e nos ovos, além de algumas porções de frutas. Da mesma forma, não se deve comer, exageradamente, alimentos com excesso de açúcar ou com alta concentração de gordura.

A importância do ácido fólico
O ácido fólico é imprescindível para que se previnam ocorrências relacionadas às malformações congênitas no período inicial do desenvolvimento do feto, tais como a anencefalia. O recomendável é que se consuma, no mínimo, 0,4 miligramas da substância no decorrer do dia. O ácido fólico pode ser encontrado em legumes verdes, carnes bovinas e leguminosas.

Vitamina C não pode faltar (Veja alguns dos principais benefícios da vitamina C)
Por dia, uma mulher grávida necessita ingerir cerca de 70 miligramas de vitamina C. O alimento mais conhecido portador da substância é a laranja, mas não é preciso ficar circunscrita a essa fruta, já que essa vitamina também está concentrada no morango, na couve-flor e nos tomates, para citar alguns.

Um alerta sobre a vitamina A
A vitamina A está presente na abóbora, beterraba, batata doce, cenoura, melão e damasco. O consumo desse elemento deve ser efetuado com moderação, pois o excesso, assim como a ausência de ácido fólico, pode provocar a malformação fetal. Desse modo, o recomendável é que a gestante coma esses alimentos em dias alternados e em quantidades altamente controladas. O ideal é pedir aconselhamento ao médico quanto ao cálculo do total que deve ser ingerido de vitamina A.

Alimentos a se evitar
Primeiramente e mais óbvio, o álcool deve ser preterido sob todas as formas. O motivo é que o seu consumo no período de gravidez pode ocasionar problemas sérios ao bebê, desde perda de peso à necessidade de se antecipar o prazo do parto.
Já o café pode continuar presente, mas desde que sua dose seja reduzida para, aproximadamente, 300 miligramas ao dia. Importante frisar que alguns chocolates também contém cafeína. Portanto, a atenção deve ser redobrada.
A gravidez não é a melhor época para se usar adoçante. Isso porque ele pode cruzar a placenta e se depositar nos tecidos do feto.
Embora não seja proibido o consumo de iogurtes ou cremes de queijo, os tipos como brie, feta ou camembert não são uma boa pedida, já que podem levar ao surgimento de infecções.

Quando a sensação de náuseas fala mais alto
A lista de alimentos que deve compor a dieta para uma alimentação saudável durante a gravidez é considerável. Mas, os constantes enjoos dificultam o cumprimento das recomendações. Assim, se as náuseas surgirem logo pela manhã, o ideal é servir cereais nas primeiras horas do dia.
Se o mal-estar se agravar com uma diarreia, banana pode gerar um certo alívio. No almoço, deve-se priorizar o arroz branco.
Já se o transtorno vir em forma de uma azia persistente, a gestante deve realizar diminutas refeições ao longo do dia e, preferencialmente, beber leite antes de cada uma delas. (Guia da Gravidez – Alimentação, Exercícios e Dores)


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Veja nossas dicas para uma alimentação saudável durante a gravidez