Veja O QUE SÃO e como TRATAR AS ALERGIAS


Qualquer tipo de alergia é uma reação de hipersensibilidade a um organismo estranho, havendo uma resposta do sistema imunológico de forma exagerada quando há a exposição do organismo de uma pessoa a uma substância qualquer, presente no ar ou no próprio corpo. As alergias sempre ocorrem em pessoas que sejam previamente sensibilizadas às substâncias ou geneticamente suscetíveis à sua presença.

Alergias se manifestam de diversas formas: ingerindo alimentos, na pele, no nariz, nas vias respiratórias e nos olhos, principalmente. Veja a seguir os principais agentes alérgicos que podem criar reações nas pessoas:

  • Alergias alimentares: A ingestão de alguns tipos de alimentos pode provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis, como por exemplo, leite, amendoim, ovos, peixes e frutos do mar, nozes ou soja;
  • Alergias na pele: Geralmente as alergias que atingem a pele provocam lesões e coceiras, podendo, em alguns casos, atingir todo o corpo de um indivíduo;
  • Alergias no nariz: Algumas substâncias podem provocar inflamação na mucosa do nariz, provocando o que é conhecido como rinite alérgica, que pode acontecer em diversas situações e ocasiões, provocadas especialmente por ácaros e poeira;
  • Alergias respiratórias: A principal alergia das vias respiratórias é a asma, uma doença que cria inflamação, sendo conhecida também como bronquite alérgica ou bronquite asmática, podendo ser provocada por substâncias irritantes, infecções, alguns medicamentos ou alimentos e até mesmo por causas emocionais ou por refluxo gastros.
  • Alergias oculares: A mais conhecida das alergias que atacam os olhos é a conjuntivite, que provoca vermelhidão, coceira, irritação e lacrimejamento.

As alergias podem ser provocadas também por outros agentes, não citados acima, como fungos, mofo, pelos de animais, esporos e pólen, que podem provocar a asma, que apresenta, geralmente, sensação de opressão no peito, falta de ar, chiados na respiração e tosses com secreções.

A rinite alérgica, que também pode ser provocada pelas substâncias que atacam a asma, apresenta, como sintomas, espirros repetidos, coriza, congestionamento na mucosa nasal, narinas entupidas, coceiras que podem se estender aos olhos, céu da boca, garganta e ouvidos, otites e diversas outras.

Como tratar as alergias

O tratamento de alergias deve ser feito por um médico especialista, que poderá pesquisar suas causas, recomendando o melhor tratamento para controlar a doença, evitando apenas que volte a atacar.

Não se deve usar qualquer tipo de medicamento contra as alergias, principalmente porque, em determinados casos, as substâncias que o compõem podem agravar o quadro. Somente o médico pode indicar o melhor medicamento para cada caso, bem como a dosagem a ser utilizada, além da duração do tratamento.

O paciente alérgico deve seguir exatamente o que determinou o médico, sem nunca se automedicar e sem interromper o uso dos medicamentos indicados, devendo seguir as orientações da bula se, por acaso, tomar mais de uma vez ou acima das quantidades indicadas pelo médico.

Os cuidados são necessários já que, em alguns casos, pode ocorrer choque anafilático, uma reação alérgica mais grave que acomete todo o organismo, causando dificuldade de respiração, perda de consciência e, em alguns casos, até a morte se não houver tratamento imediato.

Mantenha a casa limpar para evitar alergias

As principais causas de alergias estão dentro de nossa própria casa. Para evitar o seu aparecimento é importante manter a ventilação dos cômodos, com janelas abertas durante o dia, limpar os móveis, livrando-os de poeira, e fazer a limpeza diariamente, usando produtos de limpeza adequados. Em alguns casos é importante evitar produtos com odor ativo, evitar o uso de espanadores e vassouras ou aspiradores sem filtros.

Para quem tem alergia a ácaros, os colchões e travesseiros devem ser trocados pelo menos uma vez por ano, preferindo modelos com espuma inteiriça, evitando penas e flocos. Os colchões e travesseiros devem ser encapados com capas contra ácaros e as roupas de cama devem ser trocadas semanalmente.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário