Conheça alguns importantes benefícios proporcionados pelo alcaçuz


Da raiz do alcaçuz surge um importante aliado para o organismo, conheça alguns benefícios proporcionado por ele.

[caption id="attachment_10024" align="alignleft" width="375"]Alcaçuz Alcaçuz[/caption]

Os benefícios propiciados por essa rica leguminosa abrangem a garganta, o intestino, os pulmões, o estômago e o fígado. Além disso, essa raiz ainda consegue reduzir as taxas de colesterol na corrente sanguínea. A seguir, saiba sobre as principais descobertas efetuadas acerca dessa poderosa raiz. Todas elas detêm embasamento científico.

Proteção para o fígado e o estômago
Algumas pesquisas confirmam que devido à sua concentração de substâncias anti-inflamatórias, a raiz de alcaçuz contribui para que toxinas liberadas por infecções como o tétano e a difteria sejam extirpadas do organismo através do fígado com uma eficiência estrondosa. Em virtude disso, a raiz demonstra ser um alimento indispensável às pessoas portadoras da hepatite. Ainda a respeito do fígado, cabe ressaltar que raiz é capaz de elevar a densidade da bile, fazendo com que o intestino tenha um fluxo mais estável e contínuo. Enquanto isso, consumir raiz de alcaçuz é um ótimo antídoto para pessoas que sofrem com as dores provocadas pelas angustiantes úlceras. Neste caso, o alcaçuz atua como um revestimento do estômago, que passam a ser mais resistentes a lesões. A ingestão da raiz também colabora para a redução da típica acidez do órgão, diminuindo de modo considerável os incômodos gerados pela cólica e a azia.

Garganta limpa
Considerada uma espécie de sedativo natural, a raiz de alcaçuz resolve problemas relacionados à garganta. A substância responsável por tal efeito é a glicirrizina, que possui propriedades calmantes, aliviando a tensão existente na traqueia. A ação da raiz vai além, ajudando a desinflamar a garganta.

Pulmões limpos
A raiz de alcaçuz é rica em uma substância chamada saponósito triterpenóide, muito eficaz por soltar o muco alojado nos pulmões e diminuir o estímulo à tosse. Logo, percebe-se que o alimento é extremamente bem vindo para pessoas que apresentem os clássicos sintomas da gripe.

O poder antioxidante
A raiz de alcaçuz também é uma excelente fonte de elementos que detêm um alto poder antioxidante: os flavonoides. Estas substâncias conseguem eliminar grande parte dos radicais livres, os maiores responsáveis por levarem o organismo a desenvolver doenças graves como o câncer.

Menos colesterol
Com a ingestão regular desse alimento, os níveis de colesterol também tendem a se tornarem menos volumosos na corrente sanguínea. Isso se deve tanto à presença da saponina quanto a dos fitoesterois, duas substâncias que agem em conjunto para manter os índices de colesterol sob controle.

Como se deve ingerir a raiz de alcaçuz
Existe uma unanimidade a respeito do melhor modo de se consumir a raiz, que é através de um saboroso chá. Segundo os nutricionistas, a proporção deve ser de 2 colheres (sopa) do alcaçuz para cada 1, 5 litros de água, que, por sinal, deve ser fervida e em seguida retirada do fogo. Depois, basta adicionar a raiz e tampar a xícara por alguns minutos até que todo o seu aroma seja liberado na água.
Contudo, o alimento também pode ser consumido por meio de cápsulas ou em sua versão em pó, que pode ser dissolvido em água. Já a ingestão por meio de suplementos apenas deve ser realizada mediante receita emitida por um profissional qualificado.
Por fim, também é possível comer a raiz na forma de doces. Dessa vez, o alcaçuz deve ser aliado ao anis visando intensificar a sua atuação no tratamento de sintomas vinculados à gripe.

As contraindicações
Infelizmente, a ingestão da raiz de alcaçuz não pode ser realizada por todos devido à interferência do alimento nos níveis da pressão do sangue. Assim, além das gestantes, indivíduos que contenham histórico de complicações ligadas ao sistema cardiovascular, que não possuam rins 100 % saudáveis ou que tenham problemas ligados à hipertensão não devem consumir a raiz de alcaçuz.

Outros artigos sobre produtos naturais:
Saiba mais sobre os diferentes tipos e os benefícios do mel
Saiba mais sobre os diferentes tipos e os benefícios do mel
Veja os benefícios do manjericão para o nosso organismo
Saiba mais sobre os benefícios proporcionados pela planta tulsi


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Deixe seu comentário