Conheça a nova e eficaz alternativa que é usada no lugar do adoçante ou do açúcar comum nas dietas 2


Um alimento que tem feito muito sucesso entre os adeptos de uma vida saudável é o açúcar de coco. É considerado como a substituição mais saudável, mais benéfica e pura para a saúde humana, pois quanto menos refinado for um alimento maior será seu valor nutricional e este é o caso do açúcar de coco. Mas, ele também possui alguns pontos negativos.

A nova alternativa eficaz das dietas é usada no lugar do açúcar comum e/ou adoçante e seu gosto é semelhante ao do açúcar mascavo.

Mostraremos a seguir os malefícios e os benefícios do açúcar de coco. Confira!
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Malefícios do açúcar de coco

Açúcar de coco

Imagem cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

De acordo com a OMS (Organização Mundial da saúde) não é recomendado que mais de 5% do total de calorias consumidas sejam provenientes de qualquer tipo de açúcar, seja ele o normal, mascavo ou de coco. Apesar de alguns tipos de açúcares não serem tão prejudiciais, o consumo deles devem também ser moderado. Aliás, a quantidade de qualquer alimento ou bebida, mesmo que natural, tem que ser moderada, pois tudo tem prós e contras, e nada em excesso faz bem à saúde.

O açúcar de coco, em geral, pode ser consumido por qualquer pessoa: crianças, adultos, idosos, gestantes e até diabéticos. Tendo como ressalva para este último grupo citado, que é em relação a quantidade de açúcar ingerida, pois mesmo com baixa carga glicêmica, os diabéticos devem frear um pouco o consumo deste alimento. Não existe contra indicação para o açúcar de coco, ele é natural e pode ser consumido por qualquer pessoa. Outra ressalva é com a quantidade, pois o alimento não está livre de calorias.

Benefícios do açúcar de coco

Uma das melhores e mais importantes características do açúcar de coco é o seu baixo índice glicêmico. Este fator faz com que ele seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo. Isto faz com que os níveis de insulina sejam mantidos em equilíbrio e o pâncreas não fique sobrecarregado como acontece com o consumo de carboidratos simples.
Ao exagerar no consumo de carboidratos simples, o pâncreas se vê obrigado a produzir muito mais insulina para fazer com que a glicose destes alimentos seja absorvida pelas células. Além de elevar os níveis de glicemia, este processo leva ao acúmulo de gordura corporal. Desta forma, consumindo este açúcar em quantidades equilibradas, ganha-se um grande aliado contra o diabetes e o ganho de peso.

Vitaminas e minerais

O açúcar de coco possui grande quantidade de potássio, zinco, ferro e magnésio, além de ser uma excelente fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6.
As vitaminas do complexo B melhoraram o funcionamento do metabolismo e ajuda a queimar as gordurinhas em excesso, gorduras que são “guardadas” no corpo para serem utilizadas como fontes de energia. Além disso, combatem a ação dos radicais livres, melhora o cabelo, a pele e ajuda a liberar as toxinas do organismo. Por atuarem diretamente no sistema nervoso, essas vitaminas colaboram para regular o humor e o sono e  também aumentam o poder de concentração.

O zinco, o magnésio e o ferro presentes no alimento dão um “upgrade” no sistema imunológico e proporcionam mais resistência para a atividade física. E mais! O magnésio ajuda no funcionamento intestinal fazendo com que a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos seja mais eficiente e ajuda no controle da glicemia, o que é benéfico para os diabéticos e para prevenir problemas como a resistência à insulina.

Emagrecimento

Para quem deseja emagrecer, a qualidade do açúcar de coco está acima do adoçante e do açúcar comum, pois o fato de não passar pelo processo de refinamento faz com que seja preservada grande parte dos seus nutrientes. Agora atenção! O maior diferencial entre este tipo de açúcar e o açúcar refinado é o seu valor nutricional. Isso porque em relação ao seu valor calórico os dois se equivalem.

Como ingerir o açúcar de coco

Para inseri-lo no cardápio, basta apenas usa-lo no lugar do açúcar ou adoçante, usando-o para adoçar bebidas, numa receita de bolo ou doce. Não se preocupe com o sabor, ele dá um gosto agradável a qualquer receita.

Os diferenciais

Existe também o açúcar de coco orgânico, que é ainda mais saudável. Ele é retirado da seiva que escorre nas palmeiras silvestres, resultando em um açúcar concentrado, rico e saboroso. Este tipo também possui baixo índice glicêmico, e sua composição nutricional é superior a qualquer outro adoçante, fazendo com que ele seja considerado o açúcar mais saudável do mundo.

Sustentabilidade

Para aqueles que se preocupam com o planeta, saibam que este queridinho foi considerado o tipo de adoçante mais sustentável do planeta, pois são utilizadas quantidades mínimas de combustível e água, além de não possuir ingredientes artificiais e ser 100% natural.

Dica

A dica principal então, é incluir o consumo deste alimento em uma alimentação equilibrada de acordo com suas necessidades individuais e combinado com a prática regular de atividade física.

E você? Conhece alguém que já usou este alimento em sua rotina? Se sim conte para nós deixando o seu comentário aqui, sua participação é sempre muito importante para nós.

Até o próximo post!


Sobre Michelle Cristina Leite dos Santos

Nutricionista, formada desde 2009 pela Universidade Guarulhos. Atuo como personal diet e como redatora para blogs e sites de nutrição contribuindo assim para proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas.


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