Alternativa para quem não curte academia


Academia não é para todos! Tem alternativa?A prática de exercícios físicos regulares, tão recomendadas para manter uma vida saudável e um corpo em forma, é encarada de diversas maneiras pelas pessoas. Alguns conseguem cumprir uma rotina bastante regrada, comparecendo à academia periodicamente, estabelecendo metas e séries especificas para o que se deseja construir fisicamente. Mas outros se matriculam e inicialmente se sentem até motivados, vão na primeira semana e depois desistem, jogando fora o dinheiro do plano e o investimento em outros itens essenciais, como roupas, acessórios e suplementos. Isso, sem dúvida, pode ter a ver com a falta de motivação, auto estima baixa, insegurança na prática dos exercícios, traumas do passado (no caso de quem esteve acima ou abaixo do peso ideal), medo do olhar crítico de outras pessoas ou pode ser simplesmente uma questão de adaptação ao ambiente. A verdade é que nem todo mundo se sente bem dentro de uma academia e isso prejudica a qualidade do treino.

Academia alternativa

Veja algumas alternativas para quem não curte ou não quer se comprometer com as mensalidades de uma academia.

Como se exercitar?

Existem algumas maneiras de se exercitar em casa e continuar seus planos e metas, através do uso de utensílios simples, que podem ser encontrados dentro de casa, ou do peso do próprio corpo (tão usado em circuitos funcionais, na Yoga e no Pilates). Basicamente com um investimento mínimo, você consegue obter bons resultados em alguns meses de atividade regular. Seguindo um pequeno passo a passo, para que não ocorra nenhum tipo de problema, podemos estabelecer séries de quarenta minutos diários, sem perder a qualidade de uma academia.

O alongamento

Sempre comece com um bom alongamento, de aproximadamente cinco minutos. Eleve os braços e faça movimentos circulares para os lados (pelo menos quinze vezes), gire a cintura e o pescoço, puxe a perna para trás (uma de cada vez) e agache. Com o auxilio de uma toalha, deite no chão e puxe para si a perna direita e depois a perna esquerda.

O treino

Agora, você pode iniciar o treino com os exercícios de aquecimento de sua preferência. Uma série de dez a quinze agachamentos, repetida três vezes, é um ótimo aquecimento. Depois, você pode continuar este período de aquecimento pulando dez minutos de corda ou fazendo algumas flexões (adaptadas de acordo com sua força corporal). Após quinze a vinte minutos desses exercícios, entram os de força. Com utensílios caseiros, esses exercícios podem ser facilmente desenvolvidos. Se você pegar duas garrafas pet de um litro e encher de água (para quem esta iniciando) ou de areia (para quem já adquiriu uma força maior), vai ter um ótimo peso para efetuar os exercícios de braço. Pelo menos cinco exercícios de braço são suficientes para ganhar massa e, se acompanhados de agachamentos, melhor ainda. Finalize com abdominais variados, tais como o frontal, o lateral e os complexos, com a elevação de pernas.

Potencializando os resultados

Depois dos treinos, se você começou a ver os resultados e deseja potencializar os efeitos do treino em casa, um investimento bacana é a compra de uma esteira ou bicicleta ergométrica. Existem algumas marcas boas e baratas. O ideal é praticar no mínimo 30 minutos de caminhada ou 15 minutos de corrida leve, tratando-se de iniciantes. Procure sempre um equipamento certificado em todas as normas de segurança para evitar problemas futuros e poder fazer os seus exercícios diários sem medo.

Os benefícios

A importância dos exercícios físicos regulares está relacionada a uma quantidade imensa de fatores biológicos, tais como ׃

  • – Melhora nas condições neurológicas, aumentando a capacidade de concentração e sensação de bem estar. Para os que sofrem de ansiedade, a prática de exercícios é essencial.
  • – Regulação das funções intestinais. Para que isso ocorra plenamente, é preciso beber bastante água.
  • – Melhora na circulação do sangue, diminuição do acumulo de líquido e das taxas de colesterol. A boa alimentação ajuda bastante nesse processo.
  • – Fortalecimento dos ossos, firmeza na pele e diminuição do acúmulo de gordura em locais indesejados.
  • – Prevenção de doenças cardiovasculares.

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Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.

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