Será que a transpiração ajuda a emagrecer? 1


TranspiraçãoMuitas pessoas acreditam que a transpiração corporal está intimamente ligada à perda de peso. Com o suor perdemos cerca de 95% de água e 5% de outras substâncias do organismo. Sendo assim, correr quilômetros debaixo do sol quente usando muita roupa emagrece, afinal, suamos mais e com isso eliminamos maior quantidade de gorduras do nosso corpo, certo? Errado! Entenda por quê.

Entendendo a transpiração corporal

O fenômeno

A transpiração ocorre devido à intensidade dos exercícios físicos, à umidade do ambiente e sua temperatura. Os milhões de glândulas sudoríparas espalhadas pelo nosso corpo têm a função de refrigerá-lo para que ele não esquente muito. Assim, o excesso de calor produzido pelo metabolismo acelerado ou pelo exercício físico é colocado pra fora na forma de suor.

E depois?

Assim que o corpo perde água através da transpiração, pode apresentar uma momentânea e insignificativa perda de peso, porque ele repõe essa água logo na próxima hidratação. O suor excessivo durante uma atividade física, além de não emagrecer, pode até desidratar o corpo, por isso é importante beber água antes, durante e depois do exercício, de forma constante. Além disso, procure locais abertos durante o verão para praticar exercícios.

Os gordinhos

Normalmente, quem está acima do peso sua mais sim. Isso se deve ao fato de que o organismo trabalha de forma diferenciada nos gordinhos, pois o calor corporal é retido pelo acúmulo de gordura. Ou seja, o corpo precisa suar mais para poder refrigerar-se.

Para emagrecer de forma saudável não é necessário suar em excesso, apenas queimar mais calorias do que as ingeridas diariamente. Os melhores horários para exercitar-se e alcançar um resultado bom é ao início do dia ou ao final dele, longe dos picos mais quentes. O importante é estar atento aos hábitos alimentares e ter muita força de vontade.

O que pode ajudar?

Reeducação alimentar

Perder peso não é tão difícil quanto parece, o importante é saber como perder peso com saúde, dietas malucas e ficar horas sem comer podem até mostrar um resultado rápido, mas não é durável e pode prejudicar sua saúde com o passar dos anos.Comece mudando seus hábitos alimentares e tenha uma alimentação saudável. Parece meio obvio, mas a reeducação alimentar faz toda a diferença no processo de emagrecimento se você começar a ter uma rotina de alimentação baseada em alimentos aliados além de perder peso, você previne algumas doenças e acaba de vez com o efeito sanfona.

O primeiro entendimento que precisamos ter é que começar uma reeducação alimentar não quer dizer que você vai deixar de comer tudo o que gosta e começar a comer só frutas, verduras, legumes e alimentos light.  Pelo contrário, se reeducar é aprender que você pode comer tudo um pouco e de forma equilibrada assim você não exagera e come apenas o que seu corpo precisa.

Inicialmente tenha na cabeça que comer é para se nutrir e não para se encher, na maioria das vezes o alimento funciona para preencher um vazio e comemos porque estamos nos sentindo ansiosos, ociosos ou até mesmo estressados. Esse tipo de pratica deve ser evitada cada sentimento deve ser controlado da sua forma natural se você se sente estressado procure fazer algo que te de prazer e relaxe é assim com a comida, ela serve para saciar a fome e não todos seus outros sentimentos.

Para começar insira no cardápio uma porção variada de frutas, de 4 a 5 porções diárias, preferindo sempre as menos calóricas e com mais líquido, como o melão, a tangerina, a melancia, o morango e até mesmo o mamão.

Mastigue devagar esse hábito é muito difícil de desenvolver, mas ajuda muito na hora de perder peso. Por isso, mastigue bem os alimentos, além de melhorar a digestão você se sentirá satisfeito mais rápido. Evite também utilizar sal em excesso, já que pode causar retenção hídrica e inchaço.

Conclusão
A transpiração pode sim ajudar a emagrecer, mas a reeducação alimentar, apesar de levar tempo e os resultados não aparecerem de imediato, é o passo mais indicado para emagrecer com saúde e se manter magro por toda sua vida.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

Um pensamento em “Será que a transpiração ajuda a emagrecer?

  • Pingback: Suar pode ajudar a emagrecer « Saúde em alta