Veja 8 motivos para consumir o chá verde regularmente 2


Motivos para consumir o chá verde

Imagem cortesia de zirconicusso em FreeDigitalPhotos.net

Consumir o chá verde está longe de ser uma atitude prazerosa. Entretanto, ele congrega tantas substâncias benéficas ao organismo que o sacrifício se torna muito recompensador, principalmente para aquelas pessoas que precisam emagrecer. Na sequência, conheça 8 razões para começar a tomar chá verde com regularidade.

Melhor do que o chá industrializado
Embora a intensidade do aroma de alguns saquinhos de chá industrializados ser bem convincente, esses tipos não apresentam nem metade das propriedades originais da planta na qual se extrai a essência do líquido. Isso acontece porque o chá industrializado é, basicamente, preparado com uma mescla do caule da erva. Já o chá verde provém de uma mistura feita com folhas e brotos da planta Camellia Sinensis.

Processos metabólicos mais rápidos
Detentor de diversas substâncias antioxidantes e ótima fonte de cafeína, o chá verde é um dos alimentos que contribuem para a aceleração do metabolismo, promovendo uma eliminação mais densa quanto ao excesso de gordura acumulada no organismo.
Essa característica serve de estímulo para quem deseja emagrecer. Porém, para que os resultados sejam satisfatórios é preciso que a ingestão do chá verde ocorra por, no mínimo, três meses consecutivos. Para esses casos, a recomendação dos nutricionistas é que se faça um consumo, ao menos, de 5 xícaras da bebida. Este volume diário também pode ser estendido a 1 litro.

Retardamento do envelhecimento
O chá verde possui efeitos antioxidantes profundos. Por essa razão, a bebida desempenha papel fundamental durante o combate dos radicais livres, elementos que aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais frágil e vulnerável. Esse estado faz com que o organismo fique propenso ao desenvolvimento de doenças.
Mas, os benefícios do chá verde também podem ser notados no lado externo do corpo, uma vez que a forte presença das vitaminas C e E somadas aos carotenos são imprescindíveis para retardar o aparecimento de rugas na pele em decorrência da idade avançada.

Proteção para o sistema cardiovascular
Excelente fonte de flavonoides, o chá verde colabora para que as artérias se tornem mais maleáveis e, assim, sintam menos os efeitos provindos das contínuas alterações bruscas da pressão presente nesses vasos condutores. Além disso, os flavonoides ajudam a impedir que coágulos sejam formados nessas mesmas artérias.
Tais benefícios podem ser obtidos mediante a ingestão diária de três xícaras do chá.

Elimina o colesterol LDL
O chá verde é um importante aliado na luta contra o acúmulo de LDL no corpo. Estudos científicos corroboram a eficiência da bebida para auxiliar o organismo durante a extirpação do colesterol “ruim”. Mas, os pesquisadores enfatizam que o chá necessita estar alinhado a uma dieta equilibrada, ou seja, que contenha elevada concentração de minerais e vitaminas em detrimento do consumo de alimentos ricos em gordura saturada.

Sistema imunológico mais robusto
A mescla de substâncias como o manganês, o ácido fólico, o potássio, os polifenóis e as vitaminas B1, B2, C e K criam as condições perfeitas para que os mecanismos de defesa do organismo se tornem mais eficazes e estáveis. Dessa forma, o corpo fica menos sujeito a sofrer inflamações e infecções.

Ajuda a evitar o câncer
Esse benefício se deve às altas doses de duas substâncias: a catequina e o bioflavonoide. Unidas, elas estabelecem um controle rígido das atividades celulares, impedindo, por exemplo, que as células se reproduzam aleatoriamente ou efetuem quaisquer alterações internas que possam culminar no surgimento de cânceres.

Combate à depressão
De acordo com uma pesquisa publicada nos Estados Unidos, quem ingere o chá verde de maneira assídua possui cerca de 45% menos chances de se tornar uma pessoa depressiva – clinicamente falando. Conforme dados divulgados pelo estudo, esse resultado surpreendente se deve à presença da theanina, um aminoácido que tem a capacidade de deixar o corpo mais relaxado. Três a quatro xícaras diárias são o bastante para poder contar com essa importante ajuda.

Orientação quanto ao consumo
Por possuir uma grande concentração de cafeína, o chá verde jamais deve ser ingerido depois das refeições. E o motivo é muito simples: a cafeína faz com que substâncias como o ferro e a vitamina C sejam absorvidas de forma mais lenta. Desse modo, o ideal é que se consuma o chá uma hora após as refeições.

Contraindicações
Mulheres gestantes, hipertensos e portadores de doenças psíquicas ou glaucoma constituem o grupo de pessoas que, ao menos em princípio, não devem consumir o chá verde. O motivo reside no fato de que, geralmente, esses indivíduos utilizam remédios que ao reagirem com os elementos do chá podem dar origem a consequências funestas.
Pessoas que sejam extremamente sensíveis à cafeína também devem passar longe do chá verde. A precaução é para evitar instabilidade dos batimentos cardíacos e dores de cabeça constantes, alguns dos efeitos negativos que podem ser acarretados.
Em contrapartida, todos os casos acima detêm características subjetivas. Portanto, uma análise médica mais detalhada pode liberar ou não o indivíduo para consumir o chá verde de maneira controlada.


Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação e adoraria aprender tudo sobre fotografia.


Deixe seu comentário

2 pensamentos em “Veja 8 motivos para consumir o chá verde regularmente