7 Melhores Dietas Para Diabetes Tipo 2 1


Buscando perder peso e controlar o diabetes tipo 2? Saiba que você tem várias opções de dietas para escolher.

Chegar ao peso ideal é um fator que ajuda a melhorar seus níveis de glicose no sangue. Mas alcançar esse objetivo depende em grande parte de você.

7 Melhores Dietas Para Diabetes Tipo 2

Ainda assim, algumas opções de dietas são mais saudáveis e mais seguras do que outras. Então fale com o seu médico ou nutricionista antes de começar.

Enquanto isso, leia a seguir algumas das melhores dietas para atingir o peso ideal e controlar o diabetes tipo 2.

  1. Dieta ADH

Mais conhecida por manter a pressão arterial sob controle, a dieta ADH (sigla para Abordagem Dietética para Hipertensão) é também uma excelente opção para as pessoas com diabetes.

Ela é focada em vegetais e rica em: frutas, legumes, nozes bem como laticínios de baixo teor de gordura, carne magra, peixe, aves, cereais integrais e gorduras saudáveis para o coração.

O fato de estar comprovado por estudos científicos que esta dieta reduz a pressão arterial é um grande bônus a favor dela. Quase duas em cada três pessoas com diabetes também têm hipertensão.

Por isto, essa dieta é muito indicada. É fácil de seguir, saudável para toda a família e ótima para perda de peso.

  1. Dieta do mediterrâneo, uma boa escolha para controlar o diabetes

Muitos alimentos frescos da estação, abundância de produtos, azeite saudável para o coração, e um pouco de vinho compõem a Dieta do Mediterrâneo. Uma escolha muito agradável para as pessoas com diabetes.

Este estilo de alimentação pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, bem como risco de doença cardíaca, de acordo com a Associação Americana de Diabetes.

Estudos mostram que as pessoas estão mais propensas a optar com este programa de emagrecimento, o que pode ajudar a evitar a mudança constante entre dietas.

Mas se você quiser seguir a dieta do mediterrâneo, é recomendado consultar um nutricionista. 50% dos alimentos nesta dieta provêm do grupo dos carboidratos.

Mesmo que sejam carboidratos saudáveis, eles precisam ser contabilizados ao longo do dia.

  1. Dieta do Veganismo durante metade do dia

Ser um vegan em tempo parcial é o segredo para o sucesso deste plano de emagrecimento.

Esta dieta para diabetes é uma escolha por alimentos de origem vegetal. Isto, automaticamente, acaba levando a uma maior ingestão de fibras, menos gordura saturada e gordura trans.

A Dieta do Veganismo feita em parte do dia também enfatiza os cuidados que se deve tomar com a quantidade de carne, peixe e laticínios que se come. Ela foi projetada para restringi-lo do abuso no consumo desses alimentos.

  1. Dieta Volumétrica

Nesta dieta, você comerá muitos alimentos ricos em água, incluindo: frutas, legumes, e sopas. Os cereais integrais também são uma parte muito importante desta dieta. Eles são ricos em fibras o que irá satisfazê-lo e ajudar a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.

  1. Contagem de carboidratos da Associação Americana de Diabetes

Esta não é uma “dieta” no sentido tradicional. O objetivo principal não é a perda de peso.

A contagem de carboidratos é uma ótima maneira de gerenciar seus níveis de glicose no sangue e automaticamente controlar o diabetes. Muitos alimentos ricos em carboidratos também tendem a ser ricos em calorias, então cortá-los muitas vezes leva perder peso.

Se você escolher esta abordagem, pergunte ao seu médico ou um educador alimentar quantos carboidratos comer em cada refeição (45-60 gramas por refeição é a média, mas o seu número pode ser diferente.)

Um plano alimentar individualizado deve ser concebido com base em suas necessidades nutricionais, as necessidades calóricas, medicamentos e rotina de exercícios.

  1. Dieta Vegetariana Espectro de Ornish

Uma pesquisa americana mostrou que as pessoas que seguiram essa dieta por um ano, de nome estranho e essencialmente vegetariana, perderam em média 5 kg. E muitas delas conseguiram diminuir a dosagem de medicação para diabetes ou mudar de insulina para uma medicação oral.

No entanto, uma dieta a base apenas de plantas pode ser um pouco restritiva para algumas pessoas, tornando-a difícil de ser mantida caso você não esteja acostumado a comer apenas vegetais.

Portanto, uma versão mais flexível chamada Espectro de Ornish, pode ser mais fácil de seguir e assim controlar o diabetes.

  1. Dieta Vigilantes do Peso

Aqui, você conta pontos em vez de calorias com o apoio de um grupo, assim não ultrapassa os limites. Mas já que você pode gastar pontos com qualquer coisa que você queira, é possível perder peso sem fazer escolhas saudáveis (como optar por comer muitos alimentos processados).

A ênfase principal da dieta dos Vigilantes do Peso é a perda de peso, e as pessoas com diabetes ainda precisam ter atenção com a quantidade de carboidratos que estão ingerindo em uma determinada refeição.

Você pode perfeitamente segui-la, mas se tem diabetes precisa estar ciente de que nem tudo são pontos.

Enfim, estas são algumas das dietas as quais você pode fazer para controlar o açúcar no sangue. Além de optar por apenas uma, é possível fazer algumas combinações. Porém como já foi dito, é muito importante a orientação de um profissional de saúde antes de fazer a escolha certa.

Esperamos que alguma delas possa ter lhe agradado. Deixe seu comentário e nos conte qual dieta escolheu para controlar o diabetes.

Já ouviu falar da Dieta de Ornish, a qual citamos no sexto tópico? Na próxima semana traremos informações sobre essa dieta que é um sucesso nos Estados Unidos. Não perca!


Sobre Lilian Silva

Bióloga e apaixonada pela escrita, estou sempre em busca de informações úteis as quais possam ser reunidas em textos que ajudem as pessoas.


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